Ícone alego digital Ícone alego digital

Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência aprova e distribui projetos em reunião nesta terça-feira, 26

26 de Março de 2024 às 14:00
Crédito: Maykon Cardoso
Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência aprova e distribui projetos em reunião nesta terça-feira, 26
Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Presidida pelo deputado Paulo Cezar Martins (PL), a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência reuniu-se, nesta terça-feira, 26, para a distribuição de cinco projetos e a aprovação de outras oito matérias.

Durante o encontro do colegiado, foram distribuídos para relatoria do deputado Gustavo Sebba (PSDB) cinco projetos de autoria parlamentar.

Processo nº 1283/23 O projeto tem o objetivo de dispensar a autorização judicial dos pais ou de representante legal  à revenda de automóvel adquirido por estes em nome do menor, portador de deficiência, com a inclusão de dispositivo na Lei n° 20.638, de 14 de novembro de 2019, que institui o Estatuto da Inclusão Social e Econômica das Pessoas com Deficiência no Estado. A proposta é de autoria do deputado Virmonde Cruvinel (UB).

Processo nº 3996/23
– De autoria do deputado Virmondes Cruvinel (UB), a proposta dispõe sobre diretrizes para o estímulo do turismo acessível e inclusivo para pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) e seus familiares no Estado.

Processo nº 3506/23 A proposta institui a Carteira de Identificação da Pessoa com Síndrome de Down, destinada a conferir identificação à pessoa diagnosticada com síndrome de Down. O autor é o deputado Dr. George Morais (PDT).

Processo nº 1785/23 –  O texto institui a Política Estadual de Incentivo à Capacitação de profissionais que atuam com alunos com transtornos do neurodesenvolvimento na rede pública estadual de ensino. O propositor é o deputado Dr. George Morais (PDT).

Processo nº 1708/23 Fica instituído o Programa de Proteção e Atenção às Mães Atípicas em Goiás, com o objetivo de promover assistência psicológica e psiquiátrica às mães de pessoas com deficiência, com foco especial nas mães de baixa renda. A autora é a deputada Vivian Naves (PP).

Sinal verde

Ainda durante a comissão, os projetos a seguir foram aprovados pelos parlamentares, com parecer favorável do relator.

Projeto nº 2936/23 – Do deputado André do Premium (Avante). A proposta dispõe sobre a obrigatoriedade de podium adaptado nas competições esportivas que possuírem pessoas com deficiência participando dos eventos. A proposta foi aprovada, com parecer favorável do deputado Amauri Ribeiro (UB).

Projeto nº 1646/23 – Proposta do deputado Cristiano Galindo (SD). Dispõe sobre a criação de políticas de acessibilidade a pessoas com deficiências físicas e necessidades especiais em shows e eventos. O projeto foi aprovado, com parecer favorável do deputado Amauri Ribeiro (UB).

Projeto nº 903/23 – Dispõe sobre a criação e concessão do certificado de "Empresa Amiga da Inclusão". O autor é o deputado Gustavo Sebba (PSDB) e recebeu parecer favorável do deputado Delegado Eduardo Prado (PL). 

Projeto nº 1299/23 – Dispõe sobre o balcão de atendimento, para orientação e apoio à pessoa com deficiência, nas dependências dos órgãos e entidades da saúde pública em Goiás. O projeto recebeu parecer favorável do deputado Delegado Eduardo Prado (PL) e é de autoria de Jamil Calife (Progressistas).

Projeto nº 3454/23 – De autoria da deputada Bia de Lima (PT), a proposta estabelece a obrigatoriedade da legendagem de conteúdo audiovisual produzido em Goiás, visando a garantir o acesso equitativo a informações e entretenimento para pessoas com deficiência auditiva. Relatório favorável do deputado Issy Quinan (MDB).

Projeto nº 1614/23 – Foi aprovado, com parecer favorável do relator deputado Issy Quinan (MDB). A proposta institui a Política Estadual de Proteção à Saúde Bucal da Pessoa com Deficiência. O autor é o deputado Paulo Cezar Martins (PL).

Projeto nº 1488/23 – Foi aprovado o texto que dispõe sobre a criação de medidas que promovam a acessibilidade em órgãos públicos e privados para pessoas com deficiência auditiva. O autor é o deputado Cristiano Galindo (SD), e o relator é o deputado Delegado Eduardo Prado (PL).

Projeto nº 0698/23 – Ficam as empresas de serviço de energia, água e telefone que atuarem no Estado de Goiás obrigadas a emitirem gratuitamente e mediante solicitação documentos com QR Code com audiodescrição para as pessoas com deficiência. O autor é o deputado Talles Barreto (UB). A proposta recebeu sinal verde do colegiado, conforme parecer da relatora, deputada Vivian Naves (PP).

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.