Virmondes Cruvinal defende aprovação de projeto que incentiva permanência de jovens no campo
De autoria do deputado Virmondes Cruvinel (UB), começou a tramitar na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), com encaminhamento para análise na Comissão de Constituição, Justiça e Redação, o projeto 7404/24, que institui em Goiás o Plano Estadual de Juventude e Sucessão Rural.
Em suas justificativas, o parlamentar afirma que sua proposta é ancorada na compreensão de que o desenvolvimento rural sustentável e a sucessão geracional no campo são temas de vital importância para o Estado de Goiás e para o Brasil como um todo.
O legislador frisa que Goiás tem uma economia fortemente vinculada à agropecuária, destacando-se como um dos principais produtores nacionais de soja, milho, cana-de-açúcar, além de possuir um relevante setor pecuário. “Porém, apesar da significativa contribuição para a economia, a região enfrenta desafios persistentes relacionados à juventude rural e à sucessão familiar nas propriedades agrícolas.”
Segundo o deputado, um dos principais desafios é o êxodo rural dos jovens, que buscam oportunidades de educação e emprego em áreas urbanas, deixando um vácuo na força de trabalho do campo e na transmissão de conhecimento entre gerações. “Esse fenômeno não apenas ameaça a continuidade das atividades agrícolas familiares, como também contribui para o envelhecimento da população rural, impactando a dinâmica socioeconômica e cultural das comunidades rurais goianas.”
O projeto, explica Virmondes, busca endereçar esses desafios por meio da implementação de políticas integradas que promovam o desenvolvimento sustentável do meio rural, valorizando e incentivando a permanência dos jovens no campo. Ao ampliar o acesso a serviços públicos, educação de qualidade, oportunidades de emprego e renda, assim como espaços de lazer e cultura, o plano não só visa melhorar a qualidade de vida da juventude rural, como também fortalecer a economia local e regional.
De acordo com o deputado, o Plano Estadual de Juventude e Sucessão Rural não apenas responde às necessidades imediatas da população jovem rural de Goiás, mas também se alinha às estratégias de longo prazo para o desenvolvimento rural sustentável, equidade social e fortalecimento da economia agrícola no Estado. “Ao investir na juventude rural, Goiás está se preparando para um futuro mais próspero, inovador e sustentável, garantindo a continuidade e revitalização do setor agrícola, essencial para a economia e identidade do Estado.”