Amilton Filho propõe a criação e divulgação de cartilha informativa sobre a doença falciforme na internet e nos hospitais
O deputado Amilton Filho (MDB) é o autor do projeto de lei de nº 7410/24, que tem o intuito de criar e divulgar cartilha sobre a doença falciforme, com o objetivo de compilar as principais variações da patologia, sintomas, tratamentos, especialistas e noções gerais sobre os direitos e benefícios de seus portadores. Doença falciforme (DF) é o termo utilizado para englobar as alterações genéticas no gene HBB, que é responsável pela produção da cadeia beta da hemoglobina.
A propositura tem a intenção de sensibilizar a comunidade goiana sobre a condição de saúde mencionada. Nesse contexto, a criação de um documento abrangente que reúna as principais informações sobre a doença falciforme simplificará o acesso para os cidadãos no Estado de Goiás.
Amilton destacou, no projeto, que a cartilha deverá ser disponibilizada em meios digitais, no endereço digital da Secretaria de Estado de Saúde e nas salas de espera dos hospitais das redes pública e privada, por meio de QR CODE e divulgação do conteúdo nas televisões.
Segundo o legislador, a anemia falciforme, juntamente com outras hemoglobinopatias, é triada no teste do pezinho, sendo realizado, na maternidade, entre o terceiro e o quinto dia de vida do recém-nascido.
“A realização desse teste é obrigatória, abrangendo diversas doenças que não apresentam sinais clínicos e que só podem ser diagnosticadas precocemente por meio de exames, como o teste do pezinho, que consiste na coleta de uma amostra de sangue do calcanhar do bebê”, salientou.