Ícone alego digital Ícone alego digital

Amilton Filho propõe a criação e divulgação de cartilha informativa sobre a doença falciforme na internet e nos hospitais

12 de Abril de 2024 às 16:00
Amilton Filho propõe a criação e divulgação de cartilha informativa sobre a doença falciforme na internet e nos hospitais

O deputado Amilton Filho (MDB) é o autor do projeto de lei de nº 7410/24, que tem o intuito de criar e divulgar cartilha sobre a doença falciforme, com o objetivo de compilar as principais variações da patologia, sintomas, tratamentos, especialistas e noções gerais sobre os direitos e benefícios de seus portadores. Doença falciforme (DF) é o termo utilizado para englobar as alterações genéticas no gene HBB, que é responsável pela produção da cadeia beta da hemoglobina.

A propositura tem a intenção de sensibilizar a comunidade goiana sobre a condição de saúde mencionada. Nesse contexto, a criação de um documento abrangente que reúna as principais informações sobre a doença falciforme simplificará o acesso para os cidadãos no Estado de Goiás.

Amilton destacou, no projeto, que a cartilha deverá ser disponibilizada em meios digitais, no endereço digital da Secretaria de Estado de Saúde e nas salas de espera dos hospitais das redes pública e privada, por meio de QR CODE e divulgação do conteúdo nas televisões.

Segundo o legislador, a anemia falciforme, juntamente com outras hemoglobinopatias, é triada no teste do pezinho, sendo realizado, na maternidade, entre o terceiro e o quinto dia de vida do recém-nascido.

“A realização desse teste é obrigatória, abrangendo diversas doenças que não apresentam sinais clínicos e que só podem ser diagnosticadas precocemente por meio de exames, como o teste do pezinho, que consiste na coleta de uma amostra de sangue do calcanhar do bebê”, salientou.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.