Proposta por Karlos Cabral, servidores do Poder Judiciário são homenageados em sessão solene nesta 6ª-feira, 12
Por iniciativa do deputado Karlos Cabral (PSB), a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) realizou na manhã desta sexta-feira, 12, sessão solene em homenagem a servidores do Poder Judiciário com a entrega do Certificado de Mérito Legislativo e da Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira, maior honraria concedida pelo Poder Legislativo.
Além do parlamentar propositor da iniciativa, integraram a mesa de trabalhos: o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás e presidente do Conselho de Presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil, desembargador Carlos Alberto França; corregedor-geral de Justiça do Estado de Goiás, desembargador Leandro Crispim; procurador do Estado e conselheiro do Conselho Nacional de Justiça, Marcello Terto e Silva; procurador-geral do Estado de Goiás, Rafael Arruda; juíza substituta em 2° grau Sirlei Martins da Costa; presidente do Sindicato dos Oficiais de Justiça do Estado de Goiás, Eleandro Alves Almeida; vice-diretora da Escola Judicial do TJGO, desembargadora Alice Teles de Oliveira.
Ao fazer uso da palavra durante a sessão solene, o propositor do encontro, deputado Karlos Cabral (PSB) pontuou que a homenagem ocorre em celebração ao Dia do Oficial de Justiça, comemorado no dia 25 de março. “Essa data nos convida a refletir sobre o papel fundamental do profissional oficial de justiça na engrenagem do Judiciário e no elo desde com o cidadão. Enquanto oficial de Justiça de carreira, me sinto honrado em dividir esse momento com os colegas de profissão, reconhecendo o valor inestimável de suas árduas missões”, disse.
Medalha Pedro Ludovico Teixeira
O parlamentar destacou, ainda, o apoio desta Casa de Leis junto ao oficialato de justiça e na defesa dos direitos da categoria. Ele parabenizou, em especial, a diretoria do Sindjus e citou nominalmente os principais diretores da entidade e membros do Conselho Fiscal e de Ética. Por fim, ele apontou as cinco personalidades que receberam a Medalha Pedro Ludovico Teixeira. Foram eles: desembargador e presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO), Carlos Alberto França; o conselheiro do Conselho Nacional de Justiça e procurador do Estado de Goiás, Marcello Terto e Silva; o desembargador Leandro Crispim; a juíza Sirlei Martins da Costa e o presidente do Sindicato dos Oficiais de Justiça Avaliadores do Estado de Goiás, Eleandro Alves.
Cabral parabenizou cada homenageado com a Medalha Pedro Ludovico Teixeira por sua dedicação e visão pragmática no efetivo cumprimento da Justiça e celeridade aos ritos processuais. Ele relembrou brevemente o currículo de cada um e destacou as principais ações no engrandecimento do Estado de Goiás e a capacidade de cada um em lidar com os desafios diários colocados aos servidores do Poder Judiciário. “Fico muito feliz com a história de nossos homenageados com a Medalha. O meu mais profundo respeito e admiração. Essas conquistas são frutos de dedicação e do apoio familiar”, declarou.
O deputado parabenizou, também, os oficiais de justiça e servidores da Escola Judiciária de Goiás, homenageados com o Certificado de Mérito Legislativo. “Caros colegas, quero destacar a árdua trajetória de vocês, que enfrentam as mais diferentes intempéries para fazer com que a Justiça se materialize. Ao longo dos anos, temos reconhecido os colegas que atuam nas mais diferentes comarcas. Não é fácil ser oficial de justiça em um Estado tão grande, com áreas rurais tão grandes. É quase um sacerdócio atuar em nosso Estado, mas trabalhamos para que a Justiça aconteça”, apontou.
Ele encerrou seu discurso afirmando que a defesa da democracia e a atuação técnica e imparcial do Poder Judiciário são fundamentais na proteção dos direitos. “Quero finalizar esse discurso compartilhando uma frase do atual presidente do STF, Luis Roberto Barroso: Ninguém é dono da verdade. A vida na democracia é a convivência civilizada dos que pensam diferente. E quem pensa diferente de mim não é meu inimigo, mas meu parceiro na construção de uma sociedade aberta, plural e democrática. Parabéns a todos os homenageados nesta manhã”, finalizou.
Homenagem coletiva
O presidente do Sindicato dos Oficiais de Justiça do Estado de Goiás (Sindojus-GO), Eleandro Alves Almeida, usou da palavra para expressar sua gratidão. Ele ressaltou que a homenagem recebida tem um caráter coletivo, compartilhando-a com todos os integrantes do Sindojus. "Compartilho esta medalha com todos os oficiais de Justiça, que diariamente saem às ruas para dar efetividade às ordens judiciais. Devemos ter orgulho de representar essa categoria e trabalhar juntos para alcançarmos altos patamares e continuarmos sendo referência nacional."
A juíza substituta em 2° grau Sirlei Martins da Costa também expressou sua gratidão na tribuna. Ela agradeceu ao deputado Karlos Cabral por seu constante respeito, empatia e dedicação à defesa dos servidores públicos do Estado. A juíza falou um pouco de sua própria trajetória pessoal como servidora do Judiciário goiano.
O procurador do Estado de Goiás, Marcello Terto e Silva também fez uso da palavra e na oportunidade declarou que recebe a homenagem com honra e memória do povo goiano, além do reconhecimento por sua atuação. “Pedro Ludovico Teixeira é uma referência para nós, não apenas como fundador de Goiânia, mas como um líder nacional que colocou a cidade como um potencial de produção e realização. Nas palavras de Pedro Ludovico, o verdadeiro líder é aquele que trabalha pelo progresso de sua comunidade”, disse.
Ele agradeceu ao parlamentar e ressaltou que a homenagem é um “grande símbolo de reconhecimento” e prova a dedicação de várias personalidades pelo engrandecimento da cidade e do Estado. “Obrigado ao povo de Goiânia, a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, em especial ao deputado Karlos Cabral, pelo reconhecimento”, finalizou.
Trabalho com responsabilidade
O presidente do Tribunal de Justiça de Goiás, desembargador Carlos Alberto França parabenizou aos colegas do Poder Judiciário pela homenagem e afirmou que os servidores oficiais de Justiça levam as decisões judiciais ao povo. O presidente do TJ-GO destacou o peso de uma homenagem realizada pelo Poder Legislativo e acrescentou que isso traz mais responsabilidade na atuação do Poder Judiciário. “Nós somos prestadores de serviço a quem paga os impostos. Ao receber essa homenagem, eu a recebo não como ganho ou merecimento pessoal. Eu compartilho essa homenagem com todo o Poder Judiciário”, evidenciou. Por fim, França observou que a homenagem será um catalisador para que os oficiais de justiça e magistrados para honrar a homenagem com dedicação na realização de suas atividades diárias.
A oficial de justiça Sammara Carulinne falou em nome dos homenageados e refletiu sobre o papel que exercem como agentes da Justiça.“ Ao adentrar o espaço privado das pessoas, nossa abordagem representa uma responsabilidade imensa. É onde os direitos individuais se tornam mais palpáveis e necessários. Receber o reconhecimento por essa tarefa é gratificante, mas também nos lembra da grande responsabilidade que carregamos como guardiões da lei e defensores da justiça”.
Ao concluir, Sammara afirmou que trabalhar para um mundo mais igualitário e justo é o que a impulsiona nessa profissão. “Cada reconhecimento recebido é um estímulo para continuarmos sendo os motores desse ideal”.
A sessão ocorreu às 9 horas da manhã e teve local no Plenário Iris Rezende, principal do Palácio Maguito Vilela.