Ícone alego digital Ícone alego digital

Gustavo Sebba propõe prioridade no atendimento psicológico para vítimas de abuso e exploração sexual

15 de Abril de 2024 às 16:32

Assegurar prioridade no atendimento psicológico, na rede pública de saúde em Goiás, a crianças e adolescentes que, comprovadamente, tenham sido vítimas de abuso e exploração sexual é tema do projeto de lei nº 7408/24, do deputado Gustavo Sebba (PSDB).

A comprovação do abuso ou da exploração sexual de que trata o texto do projeto deve ser feita por meio de laudo médico ou laudo pericial. Na propositura, o parlamentar também afirma que o Poder Executivo poderá regulamentar a lei, estabelecendo todos os aspectos necessários para a sua efetiva aplicação.

Gustavo argumenta que é necessário “oferecer apoio imediato e especializado a essas vítimas, uma vez que o abuso sexual na infância pode causar danos psicológicos graves e de longo prazo. Priorizar o atendimento psicológico é fundamental para ajudar esses jovens a se recuperarem emocionalmente, reintegrarem-se à sociedade e prevenir consequências negativas a longo prazo”.

O deputado afirma ainda que “garantir prioridade no atendimento psicológico, na rede pública de saúde do Estado de Goiás, para crianças e adolescentes vítimas de abuso e exploração sexual é uma medida humanitária e preventiva que visa a proteger essas vítimas”.

O projeto foi encaminhado à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), para análise dos aspectos legais e, caso aprovado, seguirá para apreciação dos deputados, em duas fases de votação, em Plenário.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.