Ícone alego digital Ícone alego digital

Participantes falam da importância da conscientização em torno do autismo

15 de Abril de 2024 às 10:10

Durante a sessão solene em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, fez uso da palavra o voluntário da Associação de Familiares de Amigos dos Autistas de Goiás, Álvaro Oiano Viozoto, que agradeceu a oportunidade em poder falar sobre o transtorno do espectro autista. Em sua fala, ele explicou que o espectro autista é definido em três níveis, cada um com suas particularidades e especificidade e, desse modo, destacou que cada pessoa com autismo é diferente em relação ao grupo.

Álvaro destacou que o olhar do poder público para as causas relacionadas à inclusão de pessoas com espectro autista é fundamental e apontou que a inclusão precisa ser nas áreas de saúde, educação e mercado de trabalho.

O reitor da UEG, Antônio Cruvinel, também subiu à tribuna e afirmou que o autismo é uma vivência. “Vivemos uma causa que é defender aqueles que necessitam de nós. É defender por respeito e por acreditar que esse mundo pode ser melhor”, afirmou. Ele, que é pai de uma pessoa com autismo, destacou sua experiência particular com esse grupo e afirmou que as pessoas com autismo precisam ser incluídas na sociedade, pois são capazes de realizar as mesmas atividades do dia a dia. Como exemplo, ele citou que o orçamento da UEG é administrado por um profissional diagnosticado com transtorno do espectro autista.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.