Participantes falam da importância da conscientização em torno do autismo
Durante a sessão solene em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, fez uso da palavra o voluntário da Associação de Familiares de Amigos dos Autistas de Goiás, Álvaro Oiano Viozoto, que agradeceu a oportunidade em poder falar sobre o transtorno do espectro autista. Em sua fala, ele explicou que o espectro autista é definido em três níveis, cada um com suas particularidades e especificidade e, desse modo, destacou que cada pessoa com autismo é diferente em relação ao grupo.
Álvaro destacou que o olhar do poder público para as causas relacionadas à inclusão de pessoas com espectro autista é fundamental e apontou que a inclusão precisa ser nas áreas de saúde, educação e mercado de trabalho.
O reitor da UEG, Antônio Cruvinel, também subiu à tribuna e afirmou que o autismo é uma vivência. “Vivemos uma causa que é defender aqueles que necessitam de nós. É defender por respeito e por acreditar que esse mundo pode ser melhor”, afirmou. Ele, que é pai de uma pessoa com autismo, destacou sua experiência particular com esse grupo e afirmou que as pessoas com autismo precisam ser incluídas na sociedade, pois são capazes de realizar as mesmas atividades do dia a dia. Como exemplo, ele citou que o orçamento da UEG é administrado por um profissional diagnosticado com transtorno do espectro autista.