Amilton Filho pede mais efetividade do poder público em relação às pessoas autistas
O propositor da sessão solene em curso no Plenário Iris Rezende Machado, deputado Amilton Filho (MDB), cumprimentou os homenageados pelos trabalhos que exercem em prol da causa do autismo. “A realidade que nós enfrentamos é diferente, pois hoje uma para cada 50 crianças nascidas tem o espectro do autismo. E é por isso que devemos mudar a nossa postura e a maneira como poder público enfrenta a realidade. A gente tem que repensar as políticas públicas, a educação e a capacitação dos autistas.”
O parlamentar discorreu sobre o amor que os pais têm pelos filhos, lembrando que é pai de duas crianças e viu sua vida se transformar com o nascimento delas. "É um amor indescritível e imagino que nas famílias que têm alguma criança que necessita de mais atenção esse amor é ainda maior”, destacou.
Amilton disse que é preciso fazer mais pelas pessoas autistas. “Infelizmente, o poder público, em geral, não dá o suporte necessário. É fundamental ter a maturidade, compartilhar as experiências e colocar em prática aquilo que tem dado certo. Precisamos evoluir em políticas públicas, mas, além disso, necessitamos avançar desde o diagnóstico, acompanhamento e tratamento dessas crianças e, ainda, na educação e capacitação profissional.”
O legislador enalteceu, ainda, os homenageados e afirmou que o papel que exercem na sociedade atuando na causa autista é fundamental. “Como político, eu escolhi atuar também nessa causa, pois acredito que juntos avançaremos mais. Quando conseguimos uma emenda impositiva para uma instituição que trabalha com pessoas autistas, levamos benefícios e melhorias para o local, e aí enxergo que meu trabalho como deputado estadual tem valido a pena”, finalizou.