Programa Visão da Política, nesta terça-feira, tem o deputado Delegado Eduardo Prado como entrevistado
O deputado Delegado Eduardo Prado (PL) é o entrevistado da edição desta terça-feira, 21, do Visão da Política, programa da TV Assembleia Legislativa, que aborda o universo dos bastidores da política em Goiás. O programa vai ao ar sempre às terças, quartas e quintas-feiras, na TV aberta (canais 3.2 da TV aberta, 8 da NET Claro e 7 da Gigabyte Telecom), pelo site oficial do Parlamento estadual (portal.al.go.leg.br) e, ainda, pelo canal da TV Assembleia Legislativa no Youtube.
Na conversa com a jornalista Monalisa Carneiro, que durou cerca de 30 minutos, vários assuntos foram abordados com deputado, desde a atuação como delegado da Polícia Civil, a atuação parlamentar e os projetos para o futuro.
Prado iniciou contando detalhes da prisão do serial killer Thiago Henrique Gomes da Rocha, um dos casos de maior destaque e que mais desafiaram a polícia goiana. Apesar de na época estar na Delegacia Estadual de Repressão à Narcóticos (Denarc) e a investigação estar na alçada da Delegacia Estadual de Investigação de Homicídios, Eduardo Prado foi convidado para integrar a força-tarefa criada pela polícia goiana para prender o homicida, que já era investigado pela morte de várias mulheres, já que os crimes tinham características semelhantes.
O parlamentar revelou que o esforço conjunto teve a participação de cerca de 80 policiais, divididos em grupos, que se espalharam pela cidade, na tentativa de encontrar o criminoso, que utilizava uma motocicleta e capacete pretos, sempre usava tênis e uma capa ou mochila. Foi o grupo chefiado por Prado o responsável pela prisão de Thiago Henrique, ocorrida no mês de outubro de 2014. “Ele é considerado o maior psicopata do mundo. Além das mulheres, a polícia descobriu que ele também matou homens, travestis e moradores de rua e pode ter chegado a matar mais de cem pessoas”, afirmou.
Prado, que está no segundo mandato de deputado estadual, também contou como e o que o motivou a entrar para a política, já que, desde os 23 anos, quando passou no concurso público, atuava como delegado. Ele disputou uma vaga para a Câmara Municipal em 2016 e, de primeira, foi eleito, com 4.237 votos, sendo o mais votado do Partido Verde.
Nos anos de 2017 e 2018, Prado foi eleito, pelo Clube de Repórteres Políticos, Vereador Destaque, por sua atuação marcante no combate à corrupção, sendo relator da CPI das Obras Paradas e da SMT e membro atuante da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
Em 2018, atendendo a um pedido do pai, Valdir do Prado, o então vereador disputou uma vaga na Assembleia Legislativa de Goiás, alcançando a vitória com 20.845 votos. Já em 2022, foi reeleito com o voto de 33.828 goianos.
Para um futuro próximo, Prado afirma que vai se engajar na campanha do correligionário Gustavo Gayer na disputa pela Prefeitura de Goiânia, mas que também está pronto para assumir a disputa, caso o partido assim defina. “Já me declarei pré-candidato caso tenha alguma intercorrência na candidatura de Gayer.”
A entrevista de Eduardo Prado vai ao ar nesta terça-feira logo após o encerramento dos trabalhos parlamentares.