Notícias dos Gabinetes
Vivian comemora obra em ritmo acelerado da UPA da Mulher em Anápolis
A deputada estadual Vivian Naves (PROGRESSISTAS) comemorou, em suas redes sociais, na manhã desta segunda-feira, 3, o ritmo acelerado das obras da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Mulher de Anápolis, um projeto pioneiro dentro do SUS de Goiás para o público feminino.
A parlamentar é a responsável pela principal fonte de recursos para viabilizar a construção da UPA, que funcionará em um prédio de mais de 3 mil metros quadrados dispostos para diversos atendimentos eletivos, especialidades e inúmeros serviços, como mamografia, nutrição, psicologia, assistência social e farmácia.
Autora do envio da emenda de mais de R$ 11,5 milhões (a totalidade que tinha direito) para a cidade, com o compromisso da gestão municipal de aplicar o dinheiro integralmente na adequação técnica da UPA, Vivian já adiantou que pretende levar a ideia para outras cidades que são polos regionais.
Vivian acredita que o modelo segmentado de atendimento será um divisor de águas. “Existem situações muito específicas relacionadas à saúde da mulher. Este projeto foi pensado com muito carinho e, como mãe, primeira-dama, deputada e, com muito orgulho, representante feminina na ALEGO, eu penso que serão inúmeros os benefícios que a sociedade colherá”, projeta.
A UPA da Mulher ainda não tem data exata para ser entregue, mas, em poucos meses de execução - teve ordem de serviço em janeiro -, a obra já tem 35% do seu projeto saído do papel para ganhar o espaço conhecido por abrigar o antigo Hospital Municipal Jamel Cecílio. Para se ter uma ideia do tamanho da demanda, o município já disponibiliza, ainda sem a nova estrutura, mais de nove mil atendimentos às mulheres todo mês.
Vivian explica que, anexa à UPA, será montada a Casa da Mulher Anapolina, um núcleo de acolhimento de mulheres em suas mais diversas demandas. “É uma porta de entrada para quem está precisando de ajuda, e isso inclui, naturalmente, vulnerabilidade econômica, vítimas de violência doméstica, doenças raras, o cuidado especial com o público adolescente e jovem, enfim, tantas outras situações muitas vezes invisíveis que, pela primeira vez, vamos priorizar totalmente em uma unidade especializada. Em pouco tempo, veremos em números a transformação que isso tudo vai causar nos mais diferentes setores de nossa sociedade”, garante a parlamentar.