Festa do Milho de Jataí está oficialmente no calendário de Goiás
De autoria da deputada Bia de Lima (PT), foi sancionada pela Governadoria a Lei Estadual nº 22.808, originalmente projeto de lei n° 5690/23, que inclui, no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado de Goiás, a Festa do Milho de Jataí, realizada anualmente no mês de maio.
A deputada esclarece que o município de Jataí, localizado no Sudoeste goiano, está sendo reconhecido por sua significativa contribuição para a produção de milho no País. Além disso, através de anos de dedicação à agricultura, os cidadãos de Jataí têm desempenhado um papel crucial no desenvolvimento da economia agrícola no Estado.
A Festa do Milho é uma celebração que ocorre anualmente, com o objetivo de promover a importância dessa cultura, servindo, assim, como uma oportunidade única para homenagear o trabalho árduo e o compromisso dos agricultores. Em justificativa, a deputada ressalta que “a inclusão da Festa do Milho no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado de Goiás é de extrema importância para destacar a relevância da agricultura e, em particular, da cultura do milho para o município de Jataí. A celebração não apenas homenageará os agricultores locais, mas também promoverá o turismo, impulsionará a economia local e enriquecerá o patrimônio cultural do Estado”.
"Ao reconhecer a vocação agrícola de Jataí, podemos fortalecer o orgulho da comunidade local, estimular o investimento na agricultura e, ao mesmo tempo, proporcionar uma oportunidade para os visitantes conhecerem mais sobre a riqueza da cultura agrícola da região", complementa Bia de Lima.