Talles Barreto exalta a relação entre Governo e Legislativo na aprovação da LDO
O líder do Governo na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), Talles Barreto (UB), defendeu as ações governistas junto ao Legislativo e se pronunciou quanto ao discurso prévio de seu colega, Clécio Alves (Republicanos).
Alves havia questionado a demora, ou até um possível não envio, de verbas para emendas parlamentares de sua autoria destinadas à saúde em Goiânia, mas teve a garantia de Barreto quanto a esse processo. “Elas vão ser executadas [...] não existe determinação do governador ou de qualquer auxiliar para segurar emenda de deputado”, afirmou o líder governista.
Em seguida, Talles elogiou os pares Renato de Castro (UB) e Coronel Adailton (SD) na condução dos processos na Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento, em especial do que versa sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), em votação nesta tarde.
Outra pauta importante priorizada entre os deputados, na visão de Barreto, foi a manutenção do Regime de Recuperação Fiscal (RRF) para Goiás. Para o deputado do UB, a medida “está dando um equilíbrio fiscal para o Estado”.
O chamado “teto de gastos” também foi tema de Talles Barreto na tribuna. A restrição fiscal visa a conter a expansão de gastos primários, a exemplo de gastos com pessoal, para preservar a sustentabilidade das contas públicas. O deputado mencionou a expectativa de atualização desse índice, no intuito de resolver, em especial, planos de cargos e salários estaduais.
Para ilustrar as ações do Executivo nesse sentido, Barreto citou a recente aprovação, pelo Legislativo, do plano de carreiras da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Na perspectiva do parlamentar, a medida representa um divisor de águas para a instituição. “Na UEG, vai existir um antes e um depois deste plano votado e aprovado por nós”, argumentou.
Por fim, Talles Barreto mencionou a expectativa de encerrar o semestre da Casa de Leis, da melhor forma possível, após a aprovação da LDO em discussão. “É isso que o povo goiano espera e sabe que a Casa vai fazer”, encerrou.