Assembleia Legislativa homenageou psicólogos em sessão proposta por Delegado Eduardo Prado, nessa 2ª-feira, 26
O Parlamento goiano realizou sessão solene na noite dessa segunda-feira, 26, para homenagear psicólogos com o Certificado do Mérito Legislativo. A solenidade ocorreu no Plenário Iris Rezende, por iniciativa do deputado Delegado Eduardo Prado (PL), em alusão ao Dia do Psicólogo, que é comemorado em 27 de agosto.
Além de Prado, participaram da mesa diretiva: o psicólogo forense da Polícia Técnico-Científica do Estado de Goiás, Leonardo Ferreira Faria; psicólogo jurídico e clínico Handersenn Shouzo Abe; CEO do Instituto Brasileiro de Psicologia, Murillo Rodrigues dos Santos; professor supervisor da Pontifícia Universidade Católica (PUC-GO) e do Instituto Goiano de Psicodrama (IGP), Silvamir Alves.
Em seu discurso, o parlamentar relatou várias histórias da época em que trabalhava como delegado e como a psicologia foi fundamental para solucionar e resolver diversos casos policiais. Prado ressaltou que os psicólogos não só oferecem apoio e orientação, mas também transformam vidas com suas palavras e gestos precisos.
"Vivemos em tempos onde o silêncio da alma muitas vezes grita mais alto do que qualquer palavra. Tempos em que o peso das responsabilidades, das dores e das angústias pode se tornar insuportável. E é justamente nesses momentos que os psicólogos se fazem presentes, com sua escuta atenta e compreensão profunda", afirmou o legislador.
Prado destacou que o trabalho dos psicólogos, embora muitas vezes invisível e realizado nos bastidores da vida cotidiana, é essencial para o equilíbrio emocional de inúmeras pessoas e para a preservação de muitas famílias. "O cuidado que vocês oferecem não só salva vidas, mas também as transforma, dando a cada um a possibilidade de viver com mais dignidade, esperança e amor."
Prado reforçou o seu compromisso em apoiar e defender as causas dos psicólogos, enfatizando a necessidade de valorizar e fortalecer a profissão. "Valorizar os psicólogos é, acima de tudo, valorizar a saúde mental e emocional de toda a nossa sociedade."
O parlamentar encerrou com uma mensagem de esperança, pedindo a Deus que abençoe os psicólogos de Goiânia, de Goiás e de todo o Brasil, destacando a importância de seguir firmes na missão de cuidar do próximo.
Comportamento
O psicólogo forense Leonardo Faria fez uso da tribuna e contou que atuou diretamente na investigação de crimes ao lado do Delegado Eduardo Prado e relembrou os desafios enfrentados na época e, em especial, no caso de um serial killer de mulheres no Estado. Ele recordou a resistência inicial em aceitar que casos de homicídios em série pudessem ocorrer em Goiânia, sendo vistos por muitos como algo restrito a séries de ficção.
No entanto, após detalhados estudos e análises conduzidos em parceria com Prado foi possível traçar o perfil psicológico do suspeito, identificado como alguém com transtorno de personalidade antissocial. "A mente humana é fundamental para a compreensão dos comportamentos, e é impossível dissociar corpo e mente, já que um influencia o outro. No caso de Goiânia, conseguimos, através da psicologia, identificar padrões que ajudaram a solucionar um dos crimes mais impactantes da nossa história recente.”
Leonardo enfatizou a importância de intervenções precoces na infância para evitar o desenvolvimento de comportamentos violentos, ressaltando que ações preventivas são essenciais para uma sociedade mais saudável e segura.
Ao encerrar sua fala, o psicólogo agradeceu o parlamentar pelo convite reafirmou seu compromisso com a causa da psicologia, destacando a necessidade de apoio contínuo à profissão.
Profissão
A psicóloga da Polícia Militar Luciene Pereira de Melo Alves falou em nome dos homenageados e relembrou a promulgação da Lei nº 4.119, de 27 de agosto de 1962, que regulamentou a profissão de psicólogo no Brasil. Ela destacou que a psicologia ganhou espaço no meio acadêmico na década de 1950 e que a regulamentação foi uma conquista significativa após anos de luta por reconhecimento.
Luciene enfatizou a importância da psicologia na sociedade moderna, mencionando as diversas áreas de atuação dos psicólogos, que vão além da psicologia clínica, como psicologia educacional, do trabalho, jurídica e hospitalar.
A profissional destacou o papel essencial da classe na promoção da saúde mental, especialmente em tempos de pandemia, quando a busca por atendimento psicológico aumentou significativamente. "A psicologia é indispensável para entender os comportamentos humanos e ajudar as pessoas a cuidar de sua saúde mental por meio do autoconhecimento e desenvolvimento emocional."
Ao final, Luciene mencionou o impacto positivo da psicoterapia na vida das pessoas, desde o fortalecimento da autoestima até o tratamento de transtornos mentais como ansiedade e depressão. “Por uma sociedade mais saudável e resiliente”, concluiu.