Escola no Legislativo recebeu, nesta 3ª-feira, 27, alunos da Apae de Anápolis. Coronel Adailton recepciona a equipe

27 de Agosto de 2024 às 13:00
Crédito: Will Rosa
Escola do Legislativo recebe alunos da Associação de Pais e Amigos Excepcionais (APAE) de Anápolis

Na manhã desta terça-feira, 27, a Escola do Legislativo, por meio da Seção de Educação para Cidadania, promoveu mais uma edição do Projeto Escola no Legislativo, iniciativa que visa a aproximar estudantes das redes pública e privada das atividades do Poder Legislativo goiano. O evento, realizado no Palácio Maguito Vilela, teve como objetivo apresentar as dependências da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) e ressaltar a importância do Legislativo na manutenção da democracia e na garantia dos direitos individuais e coletivos.

Os alunos da Escola Maria Montessori, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Anápolis, foram os visitantes desta edição. Durante a visita, eles puderam se aprofundar no processo de elaboração de leis e entender os detalhes que envolvem os ritos de uma sessão ordinária. A visita guiada também apresentou o contexto histórico do Poder Legislativo goiano, desde sua fundação até os dias atuais, incluindo fotos das antigas sedes e dos ex-presidentes da Casa de Leis. Essa edição pôde ainda contribuir com a promoção da inclusão de pessoas com transtorno do espectro autista (TEA), síndrome de Down, e outros portadores de necessidades especiais.

Dentre as atividades desenvolvidas, os estudantes participaram de uma palestra ministrada pelo chefe da Seção de Educação para a Cidadania da Casa, Miguel Gusmão Filho, que é graduado em ciências sociais pela Universidade Federal de Goiás (UFG), mestre em ciência política pela Universidade de Brasília e doutor em direitos humanos também pela UFG. Na ocasião, ele falou de temas como: cidadão, sociedade e leis; estatuto da criança e do adolescente; a separação dos Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário); a função do Poder Legislativo; atividades dos deputados estaduais e sobre o Legislativo goiano ao longo da história.

Por fim, a visita foi encerrada com a recepção dos alunos pelo deputado Coronel Adailton (Solidariedade), que destacou a importância do trabalho realizado pelas Apaes em todo o Brasil. "Eu verdadeiramente fico muito feliz, muito satisfeito em poder receber aqui o Wanderlei Cesário, presidente da Apae de Anápolis que está à frente da Escola Maria Montessori, e alguns dos seus assistidos, que representam professores e profissionais que atuam com maestria, carinho e coração na inclusão da pessoa com deficiência", afirmou o parlamentar. Ele ressaltou a relevância das Apaes, enfatizando que essas instituições filantrópicas precisam do apoio dos setores público e privado para continuar suas atividades. "A Apae Anápolis, o Movimento Apaeano em Goiás e no Brasil são de grande relevância para que essas pessoas não apenas se sintam, mas sejam verdadeiramente incluídas na sociedade, no mercado de trabalho e na escola", completou.

O aluno Victor Augusto Araújo Gonçalves Holanda, que faz parte da Apae desde os seis meses de idade e hoje cursa faculdade, também fez uso da palavra durante a visita. Victor destacou a importância da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, comemorada na última semana, e desafiou os deputados a realizarem uma audiência pública para discutir assuntos voltados à inclusão da pessoa com deficiência.

"Eu desafio vocês a fazerem uma audiência pública para discutir assuntos voltados à pessoa com deficiência e às instituições como a Apae, que fazem um belíssimo trabalho", propôs Victor, diante dos presentes com seu depoimento sobre a influência positiva da Apae em sua vida pessoal e acadêmica.

O presidente da Apae de Anápolis, Wanderley Cesário, também agradeceu pela oportunidade de participar do Projeto Escola no Legislativo e elogiou o apoio do deputado Coronel Adailton. "É muito bom trazer os nossos alunos para essa visita. A Escola do Legislativo fez um trabalho fantástico e queremos agradecer ao deputado Coronel Adailton, que sempre nos apoia e destina recursos para os nossos projetos", afirmou Wanderley.

O evento foi concomitante com o encerramento das atividades da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.

Agência Assembleia de Notícias