Ícone alego digital Ícone alego digital

Legislativo homenageou surdos e intérpretes de libras em solenidade nesta 5ª-feira, por iniciativa do Delegado Eduardo Prado

03 de Outubro de 2024 às 11:30
Crédito: Carlos Costa
Legislativo homenageou surdos e intérpretes de libras em solenidade nesta 5ª-feira, por iniciativa do Delegado Eduardo Prado
Sessão solene em homenagem ao Dia Nacional dos Surdos e aos intérpretes de libras

Por iniciativa do deputado Delegado Eduardo Prado (PL), a Casa de Leis agraciou com a entrega de Certificado de Mérito Legislativo a comunidade surda e intérpretes de libras em Goiás. A sessão solene extraordinária, realizada na manhã desta quinta-feira, 3, teve lugar no Plenário Iris Rezende, com entrega, também, da Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira ao presidente da Associação dos Surdos, Leonardo André Silva Rasmussem. No dia 26 de setembro foi comemorado o Dia Nacional do Surdo.  

Além de Prado no exercício da presidência, tomaram assento à mesa diretiva: o presidente da Associação das Surdos, Leonardo Rasmussen; a diretora do Centro de Atendimento Educacional Florescer, Andréia Lino do Carmo Bessa; e a representante da Associação de Mulheres Deficientes Auditivas e Surdas de Goiás, Patrícia Mirellem da Silva Souza.

Em seu discurso, Eduardo Prado disse que "a Língua Brasileira de Sinais floresce como uma dança silenciosa, rica em nuances e emoções". Ele afirmou que, hoje, celebrou-se a beleza da língua e a força daqueles que a usam como forma de expressão. "Este é um momento de celebração e reflexão, em que destacamos a importância da inclusão, do respeito à diversidade e da valorização de todos os indivíduos, independentemente de sua forma de se comunicar.”

O parlamentar lembrou projetos dele direcionados às pessoas surdas. “Um deles, inclusive, já sancionado, obriga todas as maternidades a terem intérpretes de Libras nas consultas de pré-natal e também durante o parto. Aqui na Assembleia Legislativa de Goiás, apresentei um requerimento para que tivesse intérpretes durante as sessões na Alego e assim tem acontecido. Também é de minha autoria projeto que cria o Dia Estadual da Pessoa Surda e outro que obriga ter intérprete de Libras nas delegacias."

Luta por reconhecimento

O legislador destacou que a comunidade surda tem uma longa história de luta por reconhecimento e por direitos. “Por muitos anos, seus membros enfrentaram barreiras e preconceitos que limitavam sua participação plena na sociedade. No entanto, graças à determinação e à força de tantos, e com o apoio de aliados, grandes avanços foram conquistados. A oficialização da Libras em 2002 foi um marco histórico que garantiu às pessoas surdas o direito à sua própria língua e à sua identidade cultural.”

Prado exaltou a importância dos intérpretes de Libras, profissionais que não apenas traduzem palavras, mas conectam pessoas, promovem diálogos, possibilitam a troca de ideias e a expressão de sentimentos. "O trabalho de vocês transforma vidas, e por isso hoje também celebramos o compromisso, a dedicação e o profissionalismo de cada um de vocês.”

A representante da Associação de Mulheres Deficientes Auditivas e Surdas de Goiás, Patrícia Mirellem da Silva Souza, agradeceu ao deputado Eduardo Prado o convite e a todos da comunidade surdas, que acompanham a solenidade. Seu discurso foi feito em libras e traduzido em tempo real por intérpretes da linguagem de sinais.

“Faço um chamado a todos vocês para continuarmos lutando. Tivemos vários avanços para a comunidade, sobretudo quanto a maternidade de mulheres surdas. Com a luta e ao apoio do deputado, transformamos essa demanda em um projeto de lei, mas muito ainda precisa ser feito”, disse a ativista, encerrando suas colocações e agradecendo, ainda, aos intérpretes de libras.

Ao fazer uso da palavra, Andréia Lino do Carmo Bessa pontuou que o momento era muito importante para a comunidade surda e para o trabalho dos intérpretes de libras. “Antigamente, pouco se falava das pessoas surdas tanto na Assembleia Legislativa de Goiás quanto na Câmara de Vereadores de Goiânia, e hoje tem sido diferente. Precisamos de mais parlamentares como o Delegado Eduardo Prado, que reconhece a necessidade de projetos voltados para a comunidade e faz isso sem buscar nada em troca, apenas porque entende a importância da inclusão, da acessibilidade.”

A intérprete de libras Ana Maria Silva Ribeiro, que falou em nome dos homenageados, ressaltou como é gratificante levar voz à comunidade surda. Professora de libras há 14 anos, Ana Maria destacou que a solenidade promovida pelo deputado foi uma nobre atitude, por dar visibilidade à comunidade e às suas demandas. Ela contou que, por ser do interior, onde o acesso é mais difícil, assistiu e vibrou com esse evento no ano passado.

"Foi um marco histórico, inédito. E hoje, com ainda mais veemência, pois alguns de nós do interior estamos aqui. Quanto honra para nós é um reconhecimento que nos motiva a seguir nessa profissão. Nosso trabalho é uma missão de romper com as barreiras da comunicação entre surdos e ouvintes, transmitir valores e sentimentos. Por meio das libras, a comunidade surda faz valer sua voz, seus anseios, expectativas. Como é gratificante ser intérprete e participar de tudo isso”, encerrou Ana Maria.

Medalha Pedro Ludovico Teixeira

Homenageado com a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira, maior honraria concedida pelo Poder Legislativo, o presidente da Associação dos Surdos, Leonardo André Silva Rasmussen, subiu à tribuna para prestar agradecimento. Seu discurso também foi feito em língua de sinais e traduzido em tempo real.

“Quero prestar agradecimentos à toda a comunidade surda. Quero agradecer aos intérpretes, também, pelo dia de vocês. Dia 26 de setembro foi um marco. Vamos continuar juntos, lutando, e não desistam por nada. Sozinho eu não consigo nada, mas juntos nós podemos quebrar barreiras e criar um movimento forte para conseguirmos visibilidade. Continuaremos unidos, pois é uma satisfação ver essa conquista das mulheres surdas a conseguir um intérprete durante o pré-natal e na hora do parto. Com esse projeto, temos uma nova perspectiva. Não desistam, mesmo com as críticas e desavenças, vamos pensar positivo”, disse Rasmussen.

Ao encerrar a solenidade, o deputado Eduardo Prado frisou que no próximo ano, será realizada outra sessão em homenagem aos surdos e intérpretes. “No próximo ano vamos homenagear outras pessoas com o Certificado de Mérito Legislativo e enfatizo meu compromisso com a comunidade surda. Continuarei apresentado projetos e políticas públicas voltadas para comunidade e para os intérpretes. Contem comigo”, concluiu.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.