Ricardo Quirino afirma que o Estado brasileiro falhou com a população negra
Durante o Pequeno Expediente desta segunda-feira, 18, Ricardo Quirino (Republicanos) falou sobre a importância do feriado do Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, que será comemorado nacionalmente pela primeira vez na próxima quarta-feira, 20.
“Quando o Congresso Nacional aprova esse novo feriado, não é para dizer que a população negra é vítima, mas sim para conscientizar sobre a falha da sociedade com essas pessoas”, disse. O deputado afirmou que se trata de uma data para reconhecer a luta histórica dos cidadãos negros por seus direitos.
Quirino defendeu que o Estado brasileiro possui uma dívida com a população negra que remonta à abolição da escravatura, em 1888. “Na época, os escravizados foram abandonados às ruas sem qualquer tipo de política social para inclusão por parte do Governo”, explicou.
Na visão do parlamentar, estatísticas como taxa de analfabetismo, baixa representatividade em esferas de poder e liderança, menores salários, maior quantitativo no sistema carcerário e exclusão em diversas profissões são resultado direto desse abandono histórico.
“Que esse Dia Nacional da Consciência Negra fique como uma cobrança e lembrança ao Estado brasileiro”, declarou.
A plenária de hoje corresponde à que seria realizada na quinta-feira, 21. A transferência foi aprovada no dia 14.