Ícone alego digital Ícone alego digital

Legislativo promoveu, nesta manhã, a 1ª edição do curso “Trilha do Orçamento Impositivo” para parlamentares e assessores

25 de Novembro de 2024 às 12:40
Crédito: Denise Xavier
Legislativo promoveu, nesta manhã, a 1ª edição do curso “Trilha do Orçamento Impositivo” para parlamentares e assessores
Curso “Trilha Orçamento Impositivo – Operacionaliza – Eficiência na alocação de recursos públicos”

A Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento da Assembleia Legislativa, em parceria com a Escola do Legislativo, a Organização dos Estado Ibero-Americanos (OEI) e a Secretaria de Relações Interinstitucionais do Estado (SERINT) deram início, nesta segunda-feira, 25, à primeira edição do curso “Trilha do Orçamento Impositivo”. A programação vai acontecer no auditório 2, no andar térreo, ao longo de todo o dia e tem o intuito de capacitar assessores parlamentares para a elaboração de emendas impositivas no orçamento público.

Dentre as autoridades que participaram da abertura do evento, estavam o diretor da Escola do Legislativo, Marcos Filho. o secretário de Estado da SERINT, Armando Virgílio; o diretor de projetos da OEI, Renatho Melo; o assessor parlamentar de liderança partidária, Rafael Parente, além de diversos assessores parlamentares e servidores. 

Ao abrir o evento, Renatho Melo trouxe um panorama geral do projeto construído por esses órgãos acima citados. Ele falou que esse é um marco importante na consolidação de emendas parlamentares e vai oferecer capacitação de maneira contínua, desde a elaboração até a prestação de contas, podendo medir o impacto causado na sociedade.

Depois, Armando Virgílio explicou que o orçamento do Estado é construído pela Assembleia Legislativa em conjunto com o Executivo. Ele destacou que essa parceria existe para buscar a melhor qualidade de alocação dos recursos  para execução do mandato parlamentar com reflexo ná ponta, melhorando a qualidade de vida de todos os goianos. “Esse tema já é objeto de muitas discussões e, aqui em Goiás, já tem algum tempo que se aplica tudo que foi estabelecido recentemente como regramento no âmbito federal”.  

Em seguida, o primeiro palestrante do simpósio, Rafael Parente, deu início a sua explanação com a temática "ofício do assessor de orçamentos” denominado “Trilha do Orçamento Impositivo”. Ele começou afirmando que é raro na administração dos estados, ter uma parceria dessa importância, com potencial para gerar uma qualidade muito superior nas emendas. 

Parente destacou a importância da figura do assessor parlamentar estadual e do trabalho que precisa ser cada vez mais qualificado e conhecedor do ciclo orçamentário, já que a Constituição Estadual determina um percentual da receita corrente líquida da ordem de 1,2% destinado para as emendas impositivas . 

O evento prossegue no período vespertino, conforme programação, prometendo ser um espaço de aprendizado e debate sobre a importância das emendas impositivas na construção de políticas públicas eficientes.

 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.