Ícone alego digital Ícone alego digital

Presidente da Alego promulga emenda constitucional que amplia prazo de desvinculação de receitas do Tesouro

28 de Novembro de 2024 às 11:50
Crédito:
Presidente da Alego promulga emenda constitucional que amplia prazo de desvinculação de receitas do Tesouro
Presidente Bruno Peixoto promulga Emenda Constitucional nº 84

Foi promulgada pelo presidente da Assembleia Legislativa, Bruno Peixoto (UB), a Emenda Constitucional nº 84, que altera o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da Constituição do Estado de Goiás, para aprimorar as finanças estaduais.

A iniciativa, que passou pelo crivo do Poder Legislativo com o nº 18916/24, altera o artigo 39 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT) da Constituição Estadual, para ampliar o prazo de desvinculação de determinadas receitas estaduais. Ainda segundo o texto, foram ouvidos os argumentos da Secretaria de Estado da Economia, que afirmou haver, na Constituição Federal, a autorização expressa para a desvinculação de 30% das receitas estaduais até o final de 2032.

“Esse dispositivo permite que os estados e o Distrito Federal desvinculem parte significativa de suas receitas, inclusive impostos, taxas, multas e outras receitas correntes, o que propicia maior flexibilidade na gestão financeira. Nesse sentido, a harmonização da Constituição Estadual com o texto constitucional federal é essencial para garantir a legalidade e a efetividade da gestão das finanças do Estado de Goiás”, escreve o governador Ronaldo Caiado (UB) na justificativa da proposta.

O Poder Executivo anota, por fim, que a desvinculação de receitas é uma ferramenta fiscal que demonstra eficácia ao permitir maior flexibilidade no remanejamento de recursos, para atender às demandas mais prementes do Estado, com adaptação às flutuações econômicas e às prioridades emergenciais. “Essa medida tem se mostrado essencial para a manutenção do equilíbrio fiscal e para a execução orçamentária responsável, o que permite uma gestão fiscal estratégica”, argumenta o chefe do Executivo.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.