Escola do Legislativo aplicou, no decorrer desta quinta, módulo de autocontrole do curso de inteligência emocional
A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), por intermédio da Escola do Legislativo, retomou nesta quinta-feira, 28, o curso “Introdução à Inteligência Emocional", com o módulo: “Autocontrole Emocional’. A atividade, direcionada aos servidores da Casa, foi aplicada em duas turmas, nos períodos matutino e vespertino, e teve lugar na sala de aula 1 do Palácio Maguito Vilela.
O autocontrole emocional é a contenção de impulsos, identificando e gerenciando as próprias emoções nos variados âmbitos do cotidiano, seja no pessoal ou profissional. Por isso, esse ato pode ter vários sinônimos, como: autorregulação, equilíbrio, moderação, autodomínio, agir de forma comedida e ter capacidade de se desviar de tentações.
Além disso é um elemento que deve começar a ser desenvolvido na infância e adolescência, e também deve ser muito bem trabalhado na vida adulta, quando as situações estressantes podem levar as pessoas a tomarem atitudes intempestivas ou até procrastinar.
A psicóloga Kérima Martins Parreira, responsável por ministrar o curso, destacou que o conteúdo proposto visa a aplicar conceitos gerais de inteligência emocional, que vai orientar como é possível ter domínio próprio e equilíbrio nas relações sociais.
Ela contou que, na aula de hoje, foi aplicado testes sobre força de caráter e de sabotadores emocionais, como forma de fazer com que o aluno se conheça. “É importante refletir como estamos agindo e inclusive olhar para o outro, pois, ao aprender a lidar de forma mais eficaz com os próprios sentimentos e também com demandas externas, podemos estar mais preparados para tomar decisões conscientes, cultivar um ambiente harmônico e alcançar melhores resultados”. Após a realização dos testes, os alunos puderam ler o resultado e debater com a turma a respeito do que foi identificado ali e quais são as melhores formas de se controlar, aplicando o filtro da racionalidade e alcançando a autodisciplina, de forma a tomar decisões assertivas.
Logo no início do encontro da tarde, os servidores participaram de uma dinâmica, na qual preencheram um questionário com 120 perguntas. “Ao final do teste, o questionário nos mostra 24 diferentes forças de caráter de cada indivíduo. Essas forças são traduzidas em seis virtudes que dizem muito a respeito de nós e de como agimos diante das diferentes situações”, explicou à Agência Assembleia de Notícias a palestrante convidada.
Ainda estão previstos outros dois módulos. Nesta sexta-feira, 29, os servidores voltarão a participar do curso, que prevê a mesma jornada de imersão no autoconhecimento. Amanhã, o tema central do encontro será consciência social. O último deles será no dia 5 de dezembro. Na ocasião, a turma vai discutir o autoconhecimento a partir da perspectiva dos relacionamentos.