Alteração em limites de parque estadual vai à sanção
O Plenário aprovou, em segunda votação, durante a Ordem do Dia da sessão extraordinária desta quarta-feira, 14, o processo nº 10104/25, de autoria do Executivo. Trata-se de matéria que propõe a redefinição dos limites do Parque Estadual de Paraúna. O projeto de lei, de iniciativa da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), tem o objetivo de ajustar os limites da unidade de conservação, após mais de duas décadas da criação do parque.
A Semad informou que o Parque Estadual de Paraúna é uma unidade de conservação de proteção integral localizada em Paraúna, com 3.250 hectares, criada pelo Decreto nº 5.568, de 18 de março de 2002, para preservar a Serra das Galés e a Serra da Portaria.
A sua delimitação, à época, abrangeu grande área desmatada que era usada para fins agropecuários, bem como a rodovia GO-411, que transpõe a unidade de conservação no sentido leste-oeste em quase a sua totalidade. Umas das alterações previstas no projeto exclui dos limites da unidade de conservação a rodovia e as suas respectivas faixas de domínio.