Notícias dos Gabinetes
Rosângela Rezende participa de reunião com representantes de cooperativas na Índia

A deputada Rosângela Rezende participou, nesta sexta-feira, 14, de uma reunião com representantes de cooperativas da Índia com integrantes da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), seção Goiás, e membros das cooperativas goianas COAPIL, COMIVA, e AGROVALE. Durante a reunião, foi destacada a importância da cooperação entre os países e o fortalecimento do setor cooperativista. Entre os presentes, estavam o CEO Savitri Singh e o Dr. Suhir Mahajan, da União Nacional de Cooperativas da Índia (NCUI), que enfatizaram que as cooperativas são essenciais para um mundo melhor e sempre são bem-vindas ao país, independentemente de negócios concretizados ou não.
Desde 2022, a ONU tem reforçado a importância das cooperativas para o desenvolvimento sustentável. Durante a pandemia, ficou ainda mais evidente o papel dessas corporações na sustentabilidade e crescimento econômico. O governo da Índia reconhece essa importância e tem investido em ações como educação, treinamento, capacitação, marketing e desenvolvimento de mercado, para atender melhor às necessidades dos cooperados. Também há foco em tecnologia, energia sustentável e plataformas físicas para produtos.
Desenvolvimento integrado
A interação entre o setor privado, o setor público e as cooperativas é fundamental para impulsionar o desenvolvimento e encontrar soluções para desafios enfrentados e vivenciados no dia a dia do modelo econômico cooperativista. A Índia tem se destacado na exportação de produtos agrícolas através de cooperativas que adotam boas práticas para tornar suas operações mais eficientes. No Brasil, as diretrizes cooperativistas seguem os princípios da ONU, focando no desenvolvimento econômico, humano e sustentável.
As cooperativas brasileiras abrangem diversos setores, incluindo agropecuária, saúde, crédito e reciclagem. Ao todo, são mais de 600 mil cooperados e 251 cooperativas, muitas delas trabalhando juntas em compras e negociações em grande escala. Durante a reunião, foi destacada a relevância das cooperativas brasileiras no agronegócio e a necessidade de fortalecer ainda mais a intercooperação para ampliar o acesso ao mercado e à inovação.
Relações fortalecidas
A delegação brasileira reforçou que o País vai além dos estereótipos e mostrou seu potencial produtivo, especialmente no Cerrado, que é uma região fértil e promissora.
“Foi uma reunião muito importante e produtiva, para troca de boas práticas e ideias que podem contribuir para o crescimento do cooperativismo no Brasil e na Índia. Acredito muito no modelo cooperativista como caminho para o desenvolvimento sustentável em Goiás, especialmente na minha região Sudoeste. Sou parceira da OCB-GO em muitos projetos e fico muito feliz em poder estar aqui presente e contribuindo para fortalecer e expandir as relações entre as cooperativas goianas e as indianas”, relatou a deputada.