Ícone alego digital Ícone alego digital

Instituição de semana de conscientização sobre a síndrome de Prader-Willi é proposta por Veter Martins

21 de Fevereiro de 2025 às 13:29

A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) está analisando o projeto de lei nº 3168/25, de autoria do deputado Veter Martins (UB), que propõe a instituição da Semana Estadual de Conscientização da Síndrome de Prader-Willi. A proposta está em tramitação nas comissões da Casa aguardando parecer.

O projeto visa incluir no Calendário Oficial do Estado a realização anual da semana de conscientização, a ser promovida na última semana de maio. O objetivo é ampliar os esclarecimentos sobre a síndrome, incentivar a reflexão, sensibilizar a população e combater preconceitos em relação à doença.

Na justificativa apresentada, o deputado Veter Martins destaca que a Síndrome de Prader-Willi é uma doença genética rara, que afeta aproximadamente uma em cada 15 mil pessoas. Entre os sintomas, estão a fraqueza muscular, a baixa produção de hormônios sexuais, obesidade mórbida e dificuldades de aprendizagem. A falta de conhecimento sobre a síndrome impacta significativamente a qualidade de vida dos pacientes e de suas famílias, tornando essencial o diagnóstico precoce e o tratamento adequado.

A proposta legislativa sugere que, durante a Semana Estadual de Conscientização da Síndrome de Prader-Willi, sejam realizadas palestras, seminários, workshops e eventos culturais com o intuito de informar a população sobre a doença e promover a inclusão dos indivíduos afetados. Além disso, o projeto visa incentivar campanhas de arrecadação de recursos destinados à pesquisa, ao tratamento da síndrome e ao apoio às famílias.

De acordo com o parlamentar, a instituição dessa semana de conscientização reforça a importância da inclusão social e do respeito à diversidade. “Com a sensibilização da população, poderemos contribuir para que os indivíduos afetados pela Síndrome de Prader-Willi sejam vistos não apenas como portadores de uma doença, mas como cidadãos com direitos e potenciais a serem desenvolvidos”, ressalta Veter Martins.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.