Nísia Trindade e Carlos Lupi podem se tornar cidadãos goianos
Dois projetos de autoria do deputado Dr George Morais (PDT), protocolados na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), propõem a concessão de títulos de cidadão goiano a dois ministros do Governo federal.
A primeira matéria, que tramita com o número 3177/25, indica a ministra da Saúde, Nísia Verônica Trindade Lima, para receber a cidadania goiana.
Segundo justifica o parlamentar, Nísia Trindade reúne vários atributos que afirmam o compromisso e a contribuição da pesquisadora à sociedade goiana. “Primeiramente, sua dedicação em promover ações sociais e comunitárias tem impacto significativo na vida de muitas pessoas, demonstrando um profundo amor e respeito por Goiás e sua população”.
Morais segue argumentando que Nísia tem se destacado em projetos educacionais, culturais ou de saúde, que buscam melhorias e inovações que beneficiem a comunidade. E alega ainda que as ações exemplificam os valores de solidariedade e cidadania, fundamentais para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e igualitária. “O reconhecimento, através do título de cidadã goiana, não apenas homenageia suas contribuições, mas também incentiva outros a seguirem seu exemplo. Por tudo isso, a senhora Nísia Verônica Trindade Lima é uma candidata digna a receber este título, que simboliza o reconhecimento do valor de sua trajetória e de seu compromisso com o bem-estar da comunidade goiana”.
Já o projeto de lei 3178/25 propõe a concessão do título de cidadão goiano ao ministro da Previdência Social, Carlos Roberto Lupi.
George Morais cita a trajetória profissional e política de Lupi como fundamentos para tornar o ministro cidadão goiano. Entre as funções assumidas por Carlos Lupi, o parlamentar destaca que ele foi presidente nacional do Partido Democrático Trabalhista (PDT), deputado federal pelo Rio de Janeiro, secretário de Transportes da Prefeitura do Rio de Janeiro, secretário de Governo do estado do Rio de Janeiro e ministro do Trabalho e Emprego nos governos Lula e Dilma Rousseff.
Morais sintetiza que a concessão do título de cidadão goiano a Carlos Lupi é “em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao Estado de Goiás”.