Presidente da Feapaesdiz que pessoas com deficiência "merecem respeito, dignidade e oportunidades"
O presidente da Federação das Apaes de Goiás (Feapaes-GO), Albanir Pereira Santana, em seu discurso na sessão solene de homenagem à instituição, compartilhou sua trajetória como voluntário há 28 anos, destacando o papel fundamental da entidade na valorização das pessoas com deficiência.
Santana ressaltou que sua motivação para atuar no movimento apaiano surgiu há décadas, quando assistiu a uma apresentação de quadrilha dançada por pessoas surdas. “Aquilo me tocou profundamente. Percebi que, muitas vezes, olhamos as pessoas apenas pela aparência e acabamos discriminando. Mas, quando enxergamos além, percebemos suas capacidades, sua inteligência e seu potencial. Muitos pensam que as pessoas com deficiência não têm inteligência, que são incapazes, mas isso não é verdade.”
O presidente reforçou que a sociedade precisa deixar de lado preconceitos e reconhecer que essas pessoas merecem respeito, dignidade e oportunidades. Albanir Santana destacou que seu envolvimento no movimento apaiano é guiado pelo coração e pelo sentimento verdadeiro de transformação social.
O gestor destacou, ainda, que a maior lição que aprendeu ao longo dos anos foi o significado do verdadeiro amor ao próximo. Segundo ele, as pessoas com deficiência carregam uma pureza e sinceridade raras na sociedade. “O que eles nos ensinam é o amor. Basta olhar nos olhos deles para perceber isso. Não há falsidade, não há enganação, há apenas pureza. Eles se comunicam através do amor, e nós, enquanto sociedade, temos o dever de aprender com eles e garantir que tenham seu espaço e seus direitos respeitados.”