1º Mutirão Especial do Emprego aberto na Assembleia Legislativo conta com mais de 1.200 vagas ofertadas ao público
O Palácio Maguito Vilela, sede da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), recebe na manhã desta terça-feira, 6, o 1º Mutirão Especial do Emprego, uma ação inédita promovida pela Assessoria Adjunta de Apoio ao Cidadão, em parceria com a Secretaria de Estado da Retomada. O evento, que segue até as 17 horas, oferece cerca de 1.200 vagas de emprego em regime CLT e serviços voltados à empregabilidade e à qualificação profissional.
A ação acontece na sala Mais Empregos, no térreo do Bloco A da Casa de Leis, onde, desde as 8 horas da manhã, estão sendo distribuídas senhas para atendimento. As entrevistas com os candidatos continuam durante todo o dia. Participam do mutirão empresas como Carrefour, Bretas, Atacadão, Oba Hortifruti, Tatico, Tahto, JBS, entre outras, além do Colégio Tecnológico do Estado de Goiás (Cotec), que oferece cursos profissionalizantes gratuitos.
O evento é aberto ao público e integra as ações comemorativas ao Dia Internacional do Trabalhador, celebrado em 1º de maio, buscando promover cidadania, inclusão social e geração de oportunidades. Para participar, é necessário portar documentos pessoais, currículo impresso e carteira de trabalho (física ou digital).
A assessora adjunta de Apoio ao Cidadão da Alego, Virgínia Santana, destacou o caráter acolhedor e resolutivo da iniciativa. "O importante é sair daqui com o emprego garantido. Essa é a importância do mutirão e esse é o ponto X, porque aqui nós temos as empresas para entrevistar o candidato e, dando tudo certo, ele já sai contratado. Tudo aqui se resolve na hora".
Virgínia reforçou ainda que a ação oferece suporte completo, inclusive para quem não possui experiência. "Temos várias vagas que não exigem experiência e, para aperfeiçoamento, há cursos por meio de parceria com a Retomada e o Cotec. O objetivo é capacitar e recolocar essas pessoas no mercado de trabalho".
Representando a presidência da Alego, o diretor-executivo Rubens Kirsteim Junior ressaltou a importância do evento para a população. "Essa Casa é do povo. Nunca tivemos uma abertura tão grande como agora, sob a gestão do presidente Bruno Peixoto. O mutirão é uma forma de trazer o cidadão para perto e oferecer dignidade por meio do trabalho".
O diretor-geral da Alego, Francisco de Oliveira, também elogiou a iniciativa. "Muitas pessoas vêm aos gabinetes em busca de trabalho. Agora, por meio da Assessoria Adjunta de Apoio ao Cidadão e com a parceria da Retomada, estamos oferecendo uma solução concreta. Isso é dignidade, é dar às pessoas condições de cuidar de suas famílias".
Do lado das empresas, a psicóloga e recrutadora da JBS, Samara Norieves, ofereceu dicas importantes aos candidatos. "É essencial manter contato visual, ter atenção à linguagem corporal e responder com sinceridade. Na JBS temos, também, o Centro de Formação e Inclusão (CFE), busca especialmente a inclusão de pessoas com deficiência, promovendo autonomia e independência".
Entre os participantes, o candidato Lucimar da Silva Castro, desempregado há oito meses, expressou esperança com a oportunidade. “Estou com expectativa de arrumar um serviço na minha área. Mas, se não for possível, quero qualquer vaga. O importante é trabalhar. Se Deus quiser, vai dar tudo certo".
Além das vagas de emprego formal, o mutirão oferece também serviços de cadastro no Programa Mais Empregos; elaboração e atualização de currículo; emissão da Carteira de Trabalho Digital; e cursos gratuitos pelos COTECs.
A Assembleia Legislativa de Goiás reforça, com essa ação, seu papel na promoção de políticas públicas efetivas, aproximando o Poder Legislativo da população e oferecendo alternativas concretas para o fortalecimento da cidadania e da dignidade por meio do trabalho.