Ícone alego digital Ícone alego digital

1º Mutirão Especial do Emprego aberto na Assembleia Legislativo conta com mais de 1.200 vagas ofertadas ao público

06 de Maio de 2025 às 09:45
Crédito: Sérgio Rocha
1º Mutirão Especial do Emprego aberto na Assembleia Legislativo conta com mais de 1.200 vagas ofertadas ao público
Abertura das atividades do mutirão do emprego

O Palácio Maguito Vilela, sede da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), recebe na manhã desta terça-feira, 6, o 1º Mutirão Especial do Emprego, uma ação inédita promovida pela Assessoria Adjunta de Apoio ao Cidadão, em parceria com a Secretaria de Estado da Retomada. O evento, que segue até as 17 horas, oferece cerca de 1.200 vagas de emprego em regime CLT e serviços voltados à empregabilidade e à qualificação profissional.

A ação acontece na sala Mais Empregos, no térreo do Bloco A da Casa de Leis, onde, desde as 8 horas da manhã, estão sendo distribuídas senhas para atendimento. As entrevistas com os candidatos continuam durante todo o dia. Participam do mutirão empresas como Carrefour, Bretas, Atacadão, Oba Hortifruti, Tatico, Tahto, JBS, entre outras, além do Colégio Tecnológico do Estado de Goiás (Cotec), que oferece cursos profissionalizantes gratuitos.

O evento é aberto ao público e integra as ações comemorativas ao Dia Internacional do Trabalhador, celebrado em 1º de maio, buscando promover cidadania, inclusão social e geração de oportunidades. Para participar, é necessário portar documentos pessoais, currículo impresso e carteira de trabalho (física ou digital).

A assessora adjunta de Apoio ao Cidadão da Alego, Virgínia Santana, destacou o caráter acolhedor e resolutivo da iniciativa. "O importante é sair daqui com o emprego garantido. Essa é a importância do mutirão e esse é o ponto X, porque aqui nós temos as empresas para entrevistar o candidato e, dando tudo certo, ele já sai contratado. Tudo aqui se resolve na hora".

Virgínia reforçou ainda que a ação oferece suporte completo, inclusive para quem não possui experiência. "Temos várias vagas que não exigem experiência e, para aperfeiçoamento, há cursos por meio de parceria com a Retomada e o Cotec. O objetivo é capacitar e recolocar essas pessoas no mercado de trabalho".

Representando a presidência da Alego, o diretor-executivo Rubens Kirsteim Junior ressaltou a importância do evento para a população. "Essa Casa é do povo. Nunca tivemos uma abertura tão grande como agora, sob a gestão do presidente Bruno Peixoto. O mutirão é uma forma de trazer o cidadão para perto e oferecer dignidade por meio do trabalho".

O diretor-geral da Alego, Francisco de Oliveira, também elogiou a iniciativa. "Muitas pessoas vêm aos gabinetes em busca de trabalho. Agora, por meio da Assessoria Adjunta de Apoio ao Cidadão e com a parceria da Retomada, estamos oferecendo uma solução concreta. Isso é dignidade, é dar às pessoas condições de cuidar de suas famílias".

Do lado das empresas, a psicóloga e recrutadora da JBS, Samara Norieves, ofereceu dicas importantes aos candidatos. "É essencial manter contato visual, ter atenção à linguagem corporal e responder com sinceridade. Na JBS temos, também, o Centro de Formação e Inclusão (CFE), busca especialmente a inclusão de pessoas com deficiência, promovendo autonomia e independência".

Entre os participantes, o candidato Lucimar da Silva Castro, desempregado há oito meses, expressou esperança com a oportunidade. “Estou com expectativa de arrumar um serviço na minha área. Mas, se não for possível, quero qualquer vaga. O importante é trabalhar. Se Deus quiser, vai dar tudo certo".

Além das vagas de emprego formal, o mutirão oferece também serviços de cadastro no Programa Mais Empregos; elaboração e atualização de currículo; emissão da Carteira de Trabalho Digital; e cursos gratuitos pelos COTECs.

A Assembleia Legislativa de Goiás reforça, com essa ação, seu papel na promoção de políticas públicas efetivas, aproximando o Poder Legislativo da população e oferecendo alternativas concretas para o fortalecimento da cidadania e da dignidade por meio do trabalho.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.