André do Premium apresenta projetos em benefício de usuários dos Caps e para valorizar o antigomobilismo
A criação de um programa que oferte atividades esportivas a usuários dos centros de atenção psicossocial (Caps) e o reconhecimento aos veículos automotores antigos como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de Goiás são temas de projetos de lei do deputado André do Premium (Avante).
A primeira iniciativa (nº 10580/25) prevê a instituição do Programa “Esporte e Reabilitação” voltado aos usuários dos Caps. O objetivo é incorporar atividades esportivas aos tratamentos ofertados, para proporcionar saúde mental e melhoria da qualidade de vida, além de auxiliar no processo de reintegração social.
Segundo Premium, existem “evidências práticas que atestam os múltiplos benefícios dessa integração, refletidos no aumento da autoestima, no aprimoramento das habilidades sociais, na redução dos sintomas associados a transtornos mentais e no fortalecimento dos vínculos comunitários”, destaca no texto do projeto de lei.
O deputado argumenta que a aprovação do programa representa um grande avanço na utilização de práticas terapêuticas na rede pública, visto que assegura que todas as unidades Caps do estado ofereçam o programa, ampliando as possibilidades de recuperação integral dos usuários.
Antigomobilismo
O segundo projeto de lei (nº 10851/25) do parlamentar quer reconhecer os veículos com mais de 30 anos de fabricação, conservados em sua originalidade e que estejam vinculados a práticas culturais relacionadas ao antigomobilismo como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de Goiás. Trata-se, de acordo com André do Premium, da valorização histórica da mobilidade, da indústria, da estética e dos costumes de diferentes gerações de Goiás.
O antigomobilismo, defende o deputado, vai muito além da preservação de máquinas e peças, é a perpetuação da memória, da identidade e da criatividade do povo brasileiro. O desenho mecânico dos carros antigos retrata um contexto social de época, que faz parte do comportamento cultural daquele tempo, portanto, da nossa capital.