Cairo Salim destaca importância da Exposição Agropecuária para economia e cultura
No Pequeno Expediente da sessão deliberativa ordinária da tarde desta quarta-feira, 14, o deputado Cairo Salim (PSD) utilizou a tribuna para enaltecer a realização da Exposição Agropecuária de 2025, prevista para começar nesta quinta-feira, 15, na capital. O parlamentar informou que o presidente da Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA), Gilberto Marques Neto, esteve na sede do Poder Legislativo para convidar oficialmente a Casa e seu presidente, deputado Bruno Peixoto (UB), para participarem da solenidade de abertura do evento.
Em seu pronunciamento no Plenário Iris Rezende Machado, Salim destacou a relevância da exposição para a economia local e o reconhecimento da identidade cultural de Goiás. “É importante que nós saibamos reconhecer aquilo que tem a nossa origem, a nossa natureza, o nosso DNA, como a exposição agropecuária”, afirmou o deputado, que ressaltou o papel do evento no fortalecimento do setor do agronegócio.
Cairo também pontuou o impacto econômico positivo da exposição sobre a cidade e os trabalhadores locais: “É ela que vai encher a rede hoteleira nas próximas semanas. É ela que vai trazer dinheiro para o bolso do motorista de Uber, taxista, ambulante, para os permissionários que estão lá dentro vendendo os seus produtos”.
O legislador ainda comparou os números do turismo internacional com o cenário brasileiro, destacando o potencial ainda pouco explorado do País. “Uma cidade como Milão recebe 9 milhões de turistas por ano, Porto recebe 8 milhões. O Brasil inteiro, com toda sua diversidade natural e cultural, soma 8 milhões de turistas por ano. Precisamos valorizar mais aquilo que é nosso”, defendeu.
Ao encerrar sua fala, Salim parabenizou a diretoria da SGPA pela organização do evento e ressaltou a importância do apoio institucional para sua realização. “Vamos todos lotar aquele parque que, este ano, é de portas abertas, é gratuito, graças à ação importante de alguns deputados aqui e da presidência dessa Casa, por meio do envio de emendas parlamentares”, concluiu.