Na CCJ, parlamentares exaltam trajetória de Maria do Rosário Cassimiro
O deputado Talles Barreto (UB), durante reunião da Comissão, Constituição, Justiça e Redação (CCJ), da manhã desta quinta-feira, 15, parabenizou a recondução de membros ao Conselho Estadual de Educação (CEE), destacando a trajetória de nomes como Marcos Elias Moreira e Maria do Rosário Cassimiro. A última foi lembrada como a primeira reitora mulher do Brasil, sendo reconhecida por sua contribuição histórica à educação.
Aos 90 anos, Maria do Rosário compartilhou sua trajetória com os parlamentares presentes, ressaltando que já são 73 anos dedicadas à educação em Goiás.
Em tom emocionado, o deputado Amauri Ribeiro (UB) prestou homenagem à professora Maria do Rosário, destacando sua representatividade como símbolo de uma geração de educadores que, segundo ele, “ensinavam com autoridade e formavam cidadãos de verdade”. Ao final, declarou apoio à recondução da educadora ao CEE.
Currículo escolar
Referindo-se ao currículo escolar, o deputado fez duras críticas à presença de conteúdos que, segundo ele, têm cunho pornográfico e ideológico nas escolas públicas. O parlamentar afirmou que a educação deve se concentrar no ensino didático, sem abordar temas como sexualidade e identidade de gênero para crianças. Por fim, Ribeiro questionou os sabatinados sobre suas posições ideológicas e cobrou compromisso com a proteção da infância.
O deputado Wagner Camargo Neto (Solidariedade) destacou a importância da liberdade de escolha das famílias no modelo de ensino. Ele citou como exemplo o município de Itapuranga, que oferece escolas de tempo integral, regular e o Colégio da Polícia Militar (CPMG), este último com alta demanda e vagas distribuídas por sorteio.
O parlamentar defendeu a ampliação dos CPMG em cidades onde a estrutura educacional está em colapso e citou como exemplo o caso de Uruana. Segundo o deputado, a medida é necessária para garantir qualidade e disciplina no ensino.