Ícone alego digital Ícone alego digital

Em evento da assistência social, Parlamento promove reflexão sobre atuação com povos tradicionais e meio ambiente

15 de Maio de 2025 às 12:30

Em continuidade à celebração da 40ª Semana do Assistente Social, a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) dedicou esta quinta-feira, 15, a um dia de intenso debate em comemoração ao Dia do Assistente Social, no Auditório Francisco Gedda. A programação, que teve início na tarde de quarta-feira, 14, prossegue até amanhã, 16.

A manhã desta quinta-feira foi marcada pela apresentação do grupo “A voz do vento”, que interpretou diversos clássicos da MPB em homenagem à data. Além da celebração musical, o evento contou com obras da artista Ionara Novaes, que retratam a natureza, em sintonia com o tema central do dia, “O Trabalho do Serviço Social com os povos e comunidades tradicionais e a política ambiental”, amplamente discutido durante a programação.

No período matutino, o encontro reuniu Sueli Almeida Neves Sousa, presidente do Conselho Regional de Serviço Social (Cress); Gisele Justiniano de Faria Martins; Alessandra de Castro, da Educação do Campo UFG; Pedro Wilson Guimarães, professor, advogado e sociólogo; e Caiene Reinier, estudante de Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Já no período vespertino, o debate contará com a participação da professora Neimy Batista da Silva, docente do Curso de Serviço Social da Universidade Federal de Goiás (UFG); do professor Álisson Cleiton de Araújo, docente do Curso de Serviço Social da UFG; da professora Leile Silvia Teixeira, docente da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); de Taiara Sales Moreira de Souza, da Secretaria de Estado da Saúde/Gerência de Saúde Mental e Gerência de População Específica; de Jaqueline Faria Silva, assistente social (quilombola); e de Anadir Cezaria de Oliveira, assistente social do Coletivo Dandara do Cerrado, representando os povos quilombolas e a população negra.

A presidente do Cress destacou a importância da celebração da data e do profissional de Assistência Social. “Oportunizo o momento para destacar e celebrar o dia do profissional que se coloca enquanto classe trabalhadora, onde o trabalho é central na forma de organização de uma sociedade que precisa sobreviver, e que nós, enquanto assistentes sociais, precisamos socializar a riqueza socialmente produzida. Nesse sentido, a profissão está inserida nos diversos espaços.”

Ela também abordou o tema central do dia, observando que o debate abordará questões relacionadas à justiça ambiental. Segundo ela vive-se em um ambiente de degradação e inúmeros conflitos climáticos gerados por uma ordem do capital que desrespeita a própria natureza. Essas reflexões, afirmou, giram em torno do país, e o serviço social traz a proposta da justiça ambiental no enfrentamento às desigualdades sociais. "Hoje vamos discutir sobre a defesa de povos e biomas que estão inseridos num contexto em que teremos que mudar a lógica em que está colocada.”

A chefe da Assessoria Adjunta de Atividades Culturais da Alego, ela também assistente social, Emiliana Pereira, ressaltou a iniciativa e o apoio do deputado Mauro Rubem (PT), que participou do debate no primeiro dia da celebração. Disse que trabalho do assistente social na sociedade precisa muito ser valorizado e essa é uma das pautas recorrentes da Casa. Pereira lembrou que essa é a primeira vez que o evento acontece no Legislativo.

"Então nos sentimos honrados, e é importante entender o compromisso do parlamento com o trabalho desses profissionais e a luta da nossa categoria, as defesas que fazemos junto à classe trabalhadora e todos aqueles que necessitam do trabalho do profissional assistente social. Este evento aqui conta com docentes do curso de serviço social, profissionais da área e o apoio de Mauro Ruben nessa causa”, afirmou a gestora.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.