Casa sedia evento "Cartas Vivas de Amor", com foco no fortalecimento emocional e espiritual das mulheres

Nesta sexta-feira, 16, a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), por meio da Assessoria Adjunta de Atividades Culturais, sediou o evento “Cartas Vivas de Amor”, no Auditório Francisco Gedda. A ação foi voltada ao acolhimento e ao fortalecimento emocional de mulheres, reunindo psicólogas, lideranças cristãs e integrantes do grupo feminino que dá nome à iniciativa.
Com início às 9 horas, a programação contou com uma série de palestras e rodas de conversa sobre temas sensíveis e atuais, como autoestima, relacionamentos saudáveis, equilíbrio emocional, espiritualidade, segurança emocional e limites pessoais.
O evento teve origem na trajetória do grupo Cartas Vivas de Amor, formado em fevereiro de 2020 por dez mulheres que começaram a se reunir em casas para estudar a Bíblia. Com o início da pandemia, os encontros passaram a acontecer de forma on-line, mas o vínculo entre elas se fortaleceu ainda mais.
“Nos mantivemos unidas em Jesus, nos fortalecendo, nos confortando, nos incentivando e nos ajudando como podíamos. Tudo ao redor era incerto, mas fixamos nossa esperança naquele que pode tudo”, relembrou uma das participantes.
Autoestima
O primeiro bate-papo da programação foi conduzido pela psicóloga e neuropsicóloga Cleydiane Medeiros de Aquino, ao lado da empresária e líder cristã Maria Ângela Pinheiro de Lima Abreu Vieira, ambas integrantes do grupo Cartas Vivas de Amor. O tema foi autoestima e a importância do autoconhecimento.
Cleydiane Aquino destacou o impacto das redes sociais na autopercepção das mulheres e alertou sobre os perigos das comparações constantes: “Cada pessoa é única. Com o crescimento das redes, essa comparação foi potencializada. Precisamos nos libertar da ideia de que a grama do vizinho é mais verde”.
Maria Ângela Vieira complementou a fala com uma perspectiva bíblica, reforçando que o valor da mulher está em sua identidade e seu propósito, não em padrões impostos pela sociedade. “Fomos criadas com um propósito. Quando nos vemos como Deus nos vê, somos libertas da necessidade de aprovação externa. A autoestima nasce do reconhecimento de quem somos Nele”, afirmou.
Cura emocional
A segunda parte do evento contou com um bate-papo sobre relacionamentos saudáveis, conduzido pela psicóloga e influenciadora digital Mirella Nery e pela também psicóloga e empresária Silvinha Siqueira, outra integrante do grupo Cartas Vivas de Amor.
Nery abordou a importância de integrar fé e ciência para a construção de vínculos saudáveis: “A nossa sociedade está emocionalmente doente. Precisamos entender como estabelecer vínculos saudáveis. Jesus é o maior exemplo disso. Ele vivia em comunhão, e nos deixou esse modelo”.
Mirella falou ainda sobre a realidade da violência contra a mulher e a necessidade de uma mudança de consciência: “A mulher que permite ser agredida muitas vezes tem dificuldade de lidar com os próprios sentimentos. A cura começa nela. A psicologia ajuda a tratar o coração, não só a mente".
A palestrante também reforçou que a psicologia não anula a fé, pelo contrário, ambas trabalham juntas. Ela enfatizou que não precisamos ter medo de procurar ajuda e observou que a psicologia é uma ferramenta de Deus para nos curar e ajudar no nosso processo de transformação.
“Fé não é passividade, é coragem para mudar. Jesus acolheu, mas também confrontou. Precisamos aprender a nos posicionar com sabedoria e amor”, concluiu a influenciadora digital.
Ao longo do dia, o evento contou com uma programação diversificada, incluindo diversas palestras e momentos de troca entre os participantes.