Ícone alego digital Ícone alego digital

Paulo Cezar Martins propõe criação de política para apoiar pacientes com leucemia

22 de Maio de 2025 às 14:20

O deputado Paulo Cezar Martins (PL) apresentou, na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), o projeto de lei nº 11598/25, que institui a Política Estadual de Apoio ao Paciente com Leucemia.

A proposta tem como objetivo garantir atendimento integral, contínuo e humanizado aos diagnosticados com a doença, além de promover ações de prevenção e conscientização.

De acordo com o texto, a política será implementada por meio de diretrizes como o acesso universal aos serviços de saúde, o suporte psicossocial a pacientes e familiares, o fornecimento de medicamentos e exames pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a assistência jurídica e a integração entre órgãos públicos e instituições parceiras.

A iniciativa também prevê a criação de centros de referência para o tratamento da leucemia nas macrorregiões de saúde do estado, que terão como funções o diagnóstico precoce, tratamento multidisciplinar e capacitação de profissionais.

O deputado destacou ainda que a leucemia é uma doença grave e de evolução rápida, que exige diagnóstico precoce e acompanhamento especializado. "Esta política visa a preencher lacunas na atenção à saúde desses pacientes, assegurando não apenas o tratamento médico, mas também suporte psicológico e social", explicou Paulo Cezar Martins. 

O projeto também estabelece a realização de campanhas educativas para informar a população sobre sintomas, importância do diagnóstico precoce e incentivo à doação de sangue e medula óssea. Para sua implementação, o Poder Executivo poderá firmar convênios com instituições públicas e privadas.

A proposta agora segue para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Alego, onde receberá um relator antes de ser votada no plenário.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.