Dia da Ortodoxia é institucionalizado em Goiás com publicação no Diário Oficial do Estado
O governador em exercício, Daniel Vilela (MDB), sancionou a Lei Estadual nº 23.422, de 15 de maio de 2025, que inclui o Dia Estadual da Ortodoxia no Calendário Cívico, Cultural e Turístico goiano. A legislação foi publicada no Diário Oficial do Estado, após a validação e de ter sido autorizada pelo Poder Legislativo como processo nº 7599/25, de autoria do presidente Bruno Peixoto (UB).
A Igreja Ortodoxa teve início oficialmente em 1054 e é uma das três principais ramificações do cristianismo, ao lado do catolicismo romano e do protestantismo.
"A Ortodoxia traz com ela o seu milenar histórico de existência, desde o nascimento de Jesus Cristo e, hoje, reúne milhões de seguidores espalhados pelo Brasil afora, em sua maioria de origem árabe, procedentes de terras do Oriente Médio e descendentes dos que tiveram a ventura de serem convertidos ao cristianismo pelo esforço e a sabedoria de São Pedro e de seu sucessor, S. Beatitude Dom Ignatios IV", escreve o parlamentar na justificativa.
A data escolhida para a celebração anual é 29 de junho, que é o "dia em que São Pedro foi crucificado na cidade de Roma, no ano de 67 d.C.".