Ícone alego digital Ícone alego digital

Dia da Ortodoxia é institucionalizado em Goiás com publicação no Diário Oficial do Estado

20 de Maio de 2025 às 06:47

O governador em exercício, Daniel Vilela (MDB), sancionou a Lei Estadual nº 23.422, de 15 de maio de 2025, que inclui o Dia Estadual da Ortodoxia no Calendário Cívico, Cultural e Turístico goiano. A legislação foi publicada no Diário Oficial do Estado, após a validação e de ter sido autorizada pelo Poder Legislativo como processo nº 7599/25, de autoria do presidente Bruno Peixoto (UB).

A Igreja Ortodoxa teve início oficialmente em 1054 e é uma das três principais ramificações do cristianismo, ao lado do catolicismo romano e do protestantismo.

"A Ortodoxia traz com ela o seu milenar histórico de existência, desde o nascimento de Jesus Cristo e, hoje, reúne milhões de seguidores espalhados pelo Brasil afora, em sua maioria de origem árabe, procedentes de terras do Oriente Médio e descendentes dos que tiveram a ventura de serem convertidos ao cristianismo pelo esforço e a sabedoria de São Pedro e de seu sucessor, S. Beatitude Dom Ignatios IV", escreve o parlamentar na justificativa.

A data escolhida para a celebração anual é 29 de junho, que é o "dia em que São Pedro foi crucificado na cidade de Roma, no ano de 67 d.C.".

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.