Advogado mostra números que confirmam efetividade do trabalho na proteção da infância e juventude
Durante a sessão solene no Plenário Iris Rezende, o advogado e integrante do Conselho de Ética da Infância e Juventude, Rafael Zardini, agradeceu o reconhecimento proposto pelo deputado Lucas Calil (MDB) e destacou a dedicação dos agentes de proteção do Juizado da Infância e Juventude de Goiânia.
Zardini disse que hoje se celebram não apenas números estatísticos, mas a dedicação incansável dos 122 voluntários exercendo a função de agente de proteção. "Temos profissionais de diversas áreas. São advogados, psicólogos, médicos, estudantes, empresários, entre tantos outros, que se uniram em uma causa comum, a proteção das nossas crianças e adolescentes. Nossos agentes, que se dedicam de forma voluntária e altruísta, provam que o compromisso social transcende os interesses pessoais e que a solidariedade fundamentada na lei e na ética constroem pontes para um futuro melhor.”
O advogado disse que os agentes atuam em várias frentes. Há a equipe que emite autorizações de viagem necessárias e desempenha funções administrativas, cruciais para o bom funcionamento da divisão. A equipe escola realiza atendimentos, palestras, orientações em instituições de ensino, garantindo que crianças, adolescentes, pais e professores estejam sempre bem informados sobre seus direitos e deveres.
Já a equipe de fiscalização nos aeroportos e rodoviárias é incansável na edição de autorização de viagens e na verificação do cumprimento das normativas, prevenindo abusos e assegurando que ninguém seja transportado sem as delícias de autorizações legais. E ainda, a equipe de fiscalização que atua em bares, boates, festas, eventos, hotéis, motéis, entre outros espaços, promovendo a conformidade com a legislação e, acima de tudo, a proteção daqueles que mais necessitam de cuidado.
Ele apresentou números da atuação dos agentes de proteção. “Os números que obtivemos entre 7 de janeiro e 30 de outubro de 2024 são a prova concreta de uma atuação eficaz e comprometida. Foram 77 autos de infração e fiscalizações rigorosas, 221 atendimentos no posto avançado do aeroporto, 2.555 na rodoviária e 1.748 autorizações na sede, 212 registros de entrega sob responsabilidade, 326 fiscalizações em operações específicas, 238 notificações e 124 fiscalizações em eventos, 164 ações da equipe escola, além de oito apresentações de viagens.”