Parlamentares apresentam representação formal e requerimentos à Mesa Diretora
Na fase de apresentação de matérias da sessão ordinária híbrida desta quinta-feira, 22, quatro deputados se manifestaram.
A deputada Bia de Lima (PT) apresentou uma representação formal contra o deputado Amauri Ribeiro (UB) “diante dos episódios recorrentes” e solicitou “que a Presidência da Casa tome as medidas compatíveis ao decoro parlamentar”. Segundo ela, o que tem acontecido é “uma violência simbólica, verbal e, ontem, por muito pouco, também não foi uma violência física, precisando da Polícia Legislativa me proteger para que eu não fosse agredida fisicamente". "Enquanto mulher, mãe e professora, faço essa solicitação. E isso não começou comigo, outras deputadas da Legislatura passada também tiveram de enfrentar isso. Quero medidas na Comissão de Ética da Casa e expedição de advertência formal para garantir as prerrogativas constitucionais minhas como parlamentar e o respeito a todos que frequentam essa Casa”, completou.
Presidente da Casa, o deputado Bruno Peixoto (UB) disse que tem “grande carinho e consideração” pela deputada Bia. “A senhora tem um caráter ilibado e o trecho da entrevista foi um momento alegre e espontâneo e mostrando ainda uma empatia para com a apresentadora do programa de rádio, longe, mas muito longe de ser um ato criminoso”, afirmou o presidente. “Jamais aceitaremos esse tipo de divergência, o debate entre ideias é salutar, mas não vamos partir para o campo pessoal e, sim, vamos sair em defesa dos goianos, havendo corte de microfone em caso de ofensa pessoal”, apontou. “Vou encaminhar o pedido da deputada Bia de Lima para o Conselho de Ética da Casa, conforme solicitado. É um direito regimental da senhora e é um dever da Mesa Diretora encaminhar o pedido ao corregedor, deputado Julio Pina (Solidariedade)”, arrematou.
Na sequência, o deputado Amauri Ribeiro apresentou também uma representação formal contra a deputada Bia de Lima por “quebra de decoro parlamentar pelos tons de ameaça na sessão do dia 20 de maio” e ainda disse que ela “fez apologia à pedofilia”. Ele disse ainda ser “vítima de bullying”. Amauri também avisou que entrou com uma denúncia contra ela na Comissão de Defesa da Criança e do Adolescente e na Comissão de Educação.
Ao fim, o deputado Wagner Neto (Solidariedade) apresentou um requerimento endereçado à Goinfra pedindo manutenção, recapeamento e roçagem de trechos de rodovias estaduais.