Ícone alego digital Ícone alego digital

Cristóvão Tormin preside solenidade em reconhecimento ao segmento de irrigação do município de Cristalina

16 de Julho de 2025 às 12:29
Crédito: Sérgio Rocha
Cristóvão Tormin preside solenidade em reconhecimento ao segmento de irrigação do município de Cristalina
Sessão solene de entrega da Medalha do Mérito Legislativo na cidade de Cristalina

Por iniciativa do deputado Cristóvão Tormin (PRD), a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) realizou, na manhã dessa quarta-feira, 16, sessão solene itinerante para entrega da Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira e o Certificado do Mérito Legislativo para diversos profissionais e autoridades de Cristalina, que representam o segmento de irrigação e outros da sociedade local.

A solenidade teve local no Parque de Exposição Agropecuária do município e ocorreu logo após a abertura oficial da Feira de Irrigação do Estado de Goiás - Expoirriga Cristalina 2025. Além do parlamentar, tomaram assento à mesa diretiva o governador em exercício do Estado de Goiás, Daniel Vilela (MDB); o prefeito de Cristalina, Dr. Luís Otávio (PL); a vice-prefeita Luciana Cândida Ribeiro (Republicanos); a primeira-dama Samara Gregory. E também os deputados federais Lêda Borges (PSDB), Célio Silveira (MDB), Flavia Moraes (PDT), Marussa Boudrim (MDB); e os deputados estaduais Amilton filho (MDB), Wilde cambão (PSD) e Ricardo Quirino (Republicanos). Secretários municipais e vereadores da cidade também marcaram presença.

Ao fazer uso da palavra, Tormin parabenizou a população de Cristalina e afirmou que eles são responsáveis pela importância do município no estado de Goiás.

“Nossos produtores de Cristalina só pedem condições para trabalhar. Então, que essas amarras sejam destravadas para que o município aumente sua área irrigada e, consequentemente, gere mais empregos e mais riquezas. Estou aqui para somar forças para que Cristalina continue na vanguarda da irrigação do nosso país”, declarou.

Dario Luiz é produtor agropecuário da região e foi condecorado com as honrarias. Ao falar em nome dos homenageados, ele agradeceu aos deputados estaduais por todo o trabalho feito em prol do desenvolvimento do agronegócio na região. “É com muita honra e gratidão que recebemos essa medalha. Pedro Ludovico foi uma figura emblemática, que buscou transformação e desenvolvimento. E nós, dentro de nossas condições, também primamos nessa linha, pois somos aficionados por desenvolver e transformar a agricultura”, sublinhou.

Ele pontuou que, por 30 anos, o município de Cristalina foi submetido por uma estiagem que condenava as atividades agrícolas e, por isso, a população se dedicou a ampliar e melhorar as técnicas de irrigação. “O passado ensina e o povo de Cristalina, com muito trabalho e perseverança conseguiu essa evolução”, encerrou.

Abertura da Expoirriga Cristalina 2025

O prefeito de Cristalina expressou sua alegria em celebrar o agronegócio, sobretudo o viabilizado pela irrigação. “A primeira Expoirriga de Cristalina se dá, sobretudo, pelo povo da nossa região que encontra nas terras e nas águas do Planalto Central as potencialidades para a produção agrícola. A mais nobre atividade, que é produzir alimento para o povo. Com a união do trabalho, surge essa feira voltada especificamente para a irrigação e toda a cadeia que existe por trás dessa técnica”, afirmou.

Na sequência, agradeceu pelo empenho do governador em exercício, Daniel Vilela. “Tive a oportunidade de acompanhar o senhor e o nosso governador Ronaldo Caiado, sempre buscando inovação, buscando técnicas melhores e trazendo o que há de mais moderno para nosso estado de Goiás. Isso é um orgulho para todos nós. O PIB de Goiás cresceu 7,9% e isso é reflexo de políticas públicas e de seriedade no trabalho”, salientou. Por fim, apontou que o crescimento econômico da unidade federativa é consequência do fortalecimento do agronegócio.

O governador em exercício observou que a feira de irrigação está “predestinada a se tornar um dos maiores fóruns de debate do agronegócio brasileiro”. Ainda em tempo, Vilela destacou que os empreendedores da região e os produtores rurais são responsáveis pelo desenvolvimento econômico do estado e pela idealização da feira. Por fim, salientou que busca, junto aos órgãos competentes, reduzir as burocracias e os entraves ambientais para aumentar, ainda mais, o nível de produtividade do estado, associado à preservação ambiental. “Goiás tem um potencial enorme no aspecto da irrigação e temos que levar para o Brasil o que é feito aqui”, arrematou.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.