Religioso ressalta atuação do deputado Veter Martins na defesa dos bichos
Ao fazer uso da palavra durante a sessão solene de entrega do Certificado do Mérito Legislativo a voluntários que atuam na causa animal, o padre Amauri Alexandre Alvez Mazzolen parabenizou a todos que atuam na defesa dos bichos, bem como a atuação do deputado Veter Martins (UB), propositor da homenagem, na causa. A solenidade tem lugar no Plenário Iris Rezende da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
O religioso disse que os voluntários são pessoas anônimas, que zelam por animais abandonados sem buscar qualquer tipo de mérito, e parabenizou o parlamentar por reconhecer o trabalho voluntários da causa animal. “Deputado, parabenizo-lhe pela sensibilidade concreta e pelo trabalho que vem realizando com seu programa de castração de animais, prestando ajuda às pessoas que não têm condições de arcar com esses custos. Seu projeto me dá orgulho”, afirmou.
O pároco também evidenciou dados sobre a situação de animais abandonados no Brasil, indicando estimativa feita pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2022, que aponta que existem 30 milhões de cães e gatos em situação de rua. “O abandono é generalizado. E os motivos incluem a impulsividade na hora de adotar, a falta de conhecimento e de planejamento a longo prazo e a mudança de local de residência dos tutores”, observou.
Mazzolen relembrou, ainda, que o abandono animal é um problema que afeta toda a sociedade, sobretudo por zoonoses, como a raiva e a toxoplasmose. Assim, ele defendeu que são necessárias políticas públicas sérias e intensa fiscalização para coibir e punir o abandono de animais. Ele encerrou sua fala com a oração de São Francisco de Assis, padroeiro dos animais.