Ícone alego digital Ícone alego digital

Audiência pública nesta 5ª-feira irá debater a crise na gestão da saúde em Goiânia

06 de Agosto de 2025 às 18:00

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) será palco, nesta quinta-feira, 7, de audiência pública para discutir a crise nas maternidades públicas de Goiânia e a gestão das organizações sociais (OSs) na saúde municipal. O evento, proposto pelo deputado Mauro Rubem (PT), está marcado para às 9 horas, no Auditório Francisco Gedda, e será aberto à participação da sociedade, trabalhadores da saúde e imprensa.

A audiência tem como foco principal os desafios enfrentados pelas maternidades Dona Iris, Célia Câmara e Nascer Cidadão, que, em outubro de 2024, suspenderam atendimentos devido à falta de repasses financeiros da Prefeitura de Goiânia. Conforme o deputado, a ausência de recursos resultou na paralisação de cerca de 19 mil procedimentos, incluindo consultas, exames e cirurgias, impactando diretamente a população que depende do atendimento público. Além disso, coloca o parlamentar, atrasos nos salários e benefícios dos servidores, geridos pela Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas (Fundahc), agravaram a crise.

Sobre a atuação das OSs na gestão das unidades de saúde, Rubem enfatiza a necessidade de transparência e eficiência dos contratos e, nesse sentido, tem criticado a terceirização de serviços e a falta de fiscalização, apontando a necessidade de soluções concretas para garantir o funcionamento adequado das maternidades. “É inadmissível que a população sofra com a interrupção de serviços essenciais enquanto descontos são feitos nos contracheques dos servidores. Precisamos discutir a gestão das OSs e buscar caminhos para uma saúde pública de qualidade.”

O evento é uma resposta às denúncias sobre a precariedade no atendimento e à mobilização de servidores e da sociedade civil, que cobram providências para a normalização dos serviços. A expectativa é que a audiência resulte em encaminhamentos práticos para enfrentar a crise, garantindo o direito à saúde da população goianiense.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.