Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Deputado Julio Pina propõe Título de Cidadania Goiana a Aloizio Mercadante

18 de Agosto de 2025 às 07:40
Deputado Julio Pina propõe Título de Cidadania Goiana a Aloizio Mercadante

O deputado Julio Pina (Solidariedade) apresentou à Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) a proposta de concessão do Título de Cidadania Goiana a Aloizio Mercadante Oliva. Nascido em 1954, Mercadante construiu uma trajetória marcada pela atuação como professor, acadêmico, economista e político.

Fundador do Partido dos Trabalhadores (PT), ele exerceu cargos ministeriais nos governos de Dilma Rousseff, tendo comandado as pastas da Educação, da Ciência, Tecnologia e Inovação, além da Casa Civil, entre 2011 e 2016. Mercadante também foi senador e deputado federal por São Paulo. Desde fevereiro de 2023, ocupa o cargo de presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Ao longo de sua carreira política, atuou como vice-presidente nacional do PT, secretário de relações internacionais e integrou o diretório e a executiva nacional do partido. Mercadante também foi um dos responsáveis pela elaboração dos programas de governo do PT e coordenador das campanhas presidenciais do partido em 1989 e em 2002. Em 1994, foi candidato à vice-presidência da República na chapa liderada por Luiz Inácio Lula da Silva.

A proposta, assinada por Pina, tramita na Casa com n° 18856/25 e se encontra apta à relatoria na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ). Se aprovada pelos membros do colegiado, passará, na sequência, por apreciação do Plenário.

 

 

 

 

Gabinete Dep. Julio Pina Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.