Instituição de Dia Estadual pelo Fim da Violência contra a Mulher recebe segundo aval
No Agosto Lilás, dedicado à conscientização e ao combate à violência contra a mulher, o Plenário chancelou, em segunda votação, o projeto de lei nº 18000/25, oriundo do Executivo goiano e instituidor do Dia Estadual de Mobilização pelo Fim da Violência contra as Mulheres.
A proposta é que esse dia seja celebrado no dia 25 de cada mês, com ênfase no dia 25 de novembro, incentivando a realização de campanhas educativas, mobilizações sociais e outros eventos de debate e conscientização sobre o enfrentamento da violência contra as mulheres. “Fixa-se também”, conforme explicado no projeto, “o uso da cor laranja para dar visibilidade à campanha de combate à violência de gênero e fortalecer as ações inibidoras do problema”.
A iniciativa é conjuntamente do Conselho Estadual da Mulher (Conem) e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDS).
Segundo a proposta, fica estabelecido que o Estado de Goiás poderá firmar parcerias com instituições públicas, privadas e organismos internacionais para ampliar a visibilidade e o impacto das ações do Dia Estadual de Mobilização pelo Fim da Violência contra as Mulheres.
Também é disposto que a SEDS será responsável pela mobilização, pela articulação em rede, pela coordenação e pela implementação das ações relativas a esse dia estadual.