Ícone alego digital Ícone alego digital

Paulo Cezar Martins defende acessibilidade a estudantes com deficiência nas instituições de ensino superior

15 de Setembro de 2025 às 13:03

O deputado Paulo Cezar Martins (PL), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa de Goiás, apresentou o projeto de lei n° 21692/25, que busca estabelecer diretrizes para a inclusão, acessibilidade e suporte integral a estudantes com deficiência nas instituições de ensino superior do Estado. 

Na justificativa da matéria, o deputado destacou a relevância social e constitucional da proposta, dizendo que a educação é um direito fundamental garantido pelas constituições Federal e Estadual, devendo ser universal, igualitária e inclusiva. “Na prática, contudo, inúmeros estudantes com deficiência ainda enfrentam barreiras estruturais, pedagógicas, tecnológicas e atitudinais no ingresso e na permanência no ensino superior. A ausência de políticas institucionais eficazes de acessibilidade, de recursos assistivos adequados e de suporte psicossocial tem contribuído para o aumento da evasão escolar e para a exclusão acadêmica”, disserta o legislador na justificativa da propositura. 

O deputado requer com o projeto obrigações para as instituições de ensino superior públicas e privadas, como adaptações curriculares, acessibilidade total, oferta de tecnologias assistivas, capacitação de professores e técnicos, programas de mentoria e suporte psicossocial, além da criação de núcleos permanentes de inclusão. Martins enfatiza que tais medidas promoverão uma sociedade mais justa, plural e democrática, garantindo o direito à cidadania e à dignidade humana para todos.

A matéria está em tramitação na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) e foi distribuída para relatoria do deputado Virmondes Cruvinel (UB). 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.