Segue para aprovação do Plenário concessão de título de cidadania para ativista americana
O deputado Mauro Rubem (PT) propôs, por meio do projeto de lei nº 24571/25, conceder o Título Honorífico de Cidadã Goiana a Margaret Mary Hosty, sob o pretexto de contribuição à saúde pública, à cidadania, à solidariedade e à dignificação de centenas de vidas no Estado de Goiás. A matéria foi encaminhada à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) e está sob relatoria da deputada Rosângela Rezende (Agir).
Mary Hosty chegou em Goiás nos anos 1990, vinda dos Estados Unidos, para dedicar sua vida ao cuidado de goianos mais vulneráveis, especialmente as pessoas contaminadas com o vírus HIV. Formada em Pedagogia pela Universidade da Califórnia (Ucla) e com especialização pela Loyola Marymount University (LMU), foi coordenadora da Comunidade Cristo Libertador e presidente do Instituto das Irmãs de São Luís no Brasil.
Em 1995, fundou a associação Grupo Aids, Apoio, Vida e Esperança (Grupo AAVE), com sede em Goiânia. O local oferece atendimentos sociais, psicológicos e jurídicos; realiza visitas domiciliares e hospitalares; promove ações de geração de renda e inclusão social; e acolhe atualmente mais de 200 famílias em situação de vulnerabilidade dos municípios de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Senador Canedo, Hidrolândia, Trindade, Bela Vista de Goiás, Abadia de Goiás e Goianira.
Rubem informa que Margaret Hosty foi coordenadora da Região Centro da Pastoral da Aids, entre 2003 e 2011, e membro da Coordenação Nacional da mesma pastoral por dois mandatos consecutivos. Desenvolveu ainda trabalho voluntário em instituições de referência no atendimento às pessoas com HIV, como o Condomínio Solidariedade, o Centro Penitenciário Agroindustrial de Goiás (Cepaigo) e o Hospital de Doenças Tropicais (HDT).
O parlamentar destacou a importância da homenagem, uma vez que a ativista evangelizadora tornou-se uma referência nacional e uma líder comunitária respeitada, numa época em que o preconceito e a desinformação sobre a aids/HIV imperavam. Como ela própria escreve, inspirada no Evangelho de João: “Eu vim para que tenham vida, e vida em abundância” (Jo 10,10).