Ícone alego digital Ícone alego digital

Bruno Peixoto defende aprovação de projeto que prevê conforto religioso a enfermos nas unidades de saúde

04 de Novembro de 2025 às 12:30

O deputado Bruno Peixoto (UB) protocolou o projeto de lei nº 26330/25, que dispõe sobre a prestação de assistência religiosa nas entidades hospitalares públicas e privadas. A proposta foi encaminhada à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), onde está sob relatoria do deputado Amauri Ribeiro (UB).  

Para Peixoto, a liberdade de crença e de consciência, alicerce da República e direito humano basilar, não deve ser cerceada pelo poder público. "O Estado tem o dever de assegurar o pleno acesso a essa prerrogativa inalienável, que sustenta a moral e o convívio social”, afirma o deputado.

O objetivo do projeto é regulamentar a garantia constitucional de socorro religioso aos pacientes em qualquer estabelecimento de saúde (hospitais, clínicas, ambulatórios, asilos e afins). Tal auxílio será provido por ministro do culto ou por pessoa idônea credenciada pela respectiva agremiação ou organização religiosa.

Apesar da importância da higiene e prevenção de contaminação, estas precauções não devem obstar a prática da assistência espiritual, um direito fundamental e pétreo. Adicionalmente, a visita do ministro não ocasiona impactos notórios à salubridade e à ordem hospitalar.

Segundo Peixoto, urge a aprovação da proposta, dado que o impedimento despropositado e abusivo da visitação de líderes religiosos tem sido recorrente, mesmo após a pandemia. Tais restrições elevam o mal-estar emocional de doentes que almejam consolo, orações ou a recepção de sacramentos, especialmente em momentos cruciais, como o término da vida terrena, tidos como fundamentais para a maioria dos fiéis.

O legislador anota na justificativa que a medida visa reiterar o compromisso de Goiás com a prerrogativa religiosa e de consciência, provendo um necessário conforto anímico aos cidadãos enfermos nas unidades de saúde.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.