Ex-ministro do Desenvolvimento Agrário está entre os homenageados desta quinta-feira, 13
A Assembleia Legislativa sedia, nesta quinta-feira, 13, sessão solene para a entrega da Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira e do Título de Cidadania Goiana a expoentes da sociedade, a exemplo do ex-ministro do Governo Federal, Luiz Paulo Teixeira Ferreira. O Plenário Iris Rezende será palco do evento a partir das 19 horas.
A solenidade é uma das atividades de reconhecimento público promovidas pelo deputado Antônio Gomide (PT).
A Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira é uma das principais honrarias concedidas pelo Poder Legislativo de Goiás. A homenagem é destinada a pessoas que tenham prestado relevantes serviços ao Estado, reconhecendo contribuições de destaque para o desenvolvimento e o bem-estar da sociedade goiana.
Homenageados
Serão agraciadas com o Título de Cidadania Goiana três personalidades:
Amaury Miranda Esberard – É formado em administração de empresas, com especialização em finanças e formação em business pela Universidade da Califórnia, Berkeley. É pós-graduado em viticultura e enologia e atualmente cursa pós-graduação em gestão e tecnologia farmacêutica.
Empresário estabelecido em Anápolis há mais de 20 anos, atua como diretor-geral da Idealfarma Produtos Farmacêuticos e consultor técnico e comercial da Akron Pharma, ambas no Daia. Também é diretor-administrativo do Sindifargo, presidente do Consedaia e vice-presidente do Conseg da região do Daia.
Luiz Paulo Teixeira Ferreira – É advogado, professor e ex-ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar. Natural de Águas da Prata (SP), esteve à frente do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) de 1º de janeiro de 2023 a 31 de março de 2026.
Segundo a justificativa da homenagem, durante sua passagem pelo ministério, intensificou ações estratégicas e investimentos voltados ao Estado de Goiás. O documento cita, entre essas ações, o fomento direto à produção, com a contratação de R$ 1,22 bilhão por agricultores familiares goianos pelo Pronaf na safra 2023/2024, além do apoio à pesquisa e à inovação tecnológica por meio de parcerias com a Universidade Federal de Goiás (UFG), para a qual foram destinados R$ 2 milhões, e a viabilização do lançamento do aplicativo Assistente PNAE, voltado à integração de produtores rurais à gestão da alimentação escolar. A justificativa também menciona a articulação institucional de assistência técnica e suporte junto à Emater-GO e ao Sistema OCB/GO.
Valdi Camárcio Bezerra – É médico urologista, professor universitário e ex-deputado estadual. Natural de Porto Nacional (TO), radicou-se em Goiânia, onde consolidou sua trajetória acadêmica e profissional como docente na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás (UFG) e, segundo a justificativa da homenagem, contribuiu para a formação médica e o fortalecimento do sistema de saúde goiano.
Sua vida pública inclui atuação na política e na gestão do Executivo municipal. Exerceu mandato de deputado estadual em Goiás durante a 13ª Legislatura, de 1995 a 1999, pelo Partido dos Trabalhadores (PT), e teve como foco de sua atuação parlamentar as áreas de saúde e educação. Na administração pública municipal, ocupou o cargo de secretário municipal de Saúde de Goiânia e, conforme a justificativa, atuou na implementação de políticas públicas voltadas à melhoria dos serviços de atendimento à população.