Síndrome de Down
A Assembleia Legislativa promove a Semana 21, a partir do dia 17 deste mês, para lembrar os 50 anos da descoberta da trissomia do cronossomo 21, mais conhecida como Síndrome de Down.
O evento contará a apresentação do Grupo da Banda da Associação Pestalozzi, no dia 17, às 13h30, e do Grupo de Dança Folclórica da mesma Associação, às 14h30, do dia 18, além da exposição de pinturas e trabalhos manuais de portadores da Síndrome no saguão da Assembleia. Durante a Semana 21, a Universidade Salgado de Oliveira e a Universidade Católica de Goiás (UCG) realizarão mesas redondas para debater a questão e, no dia 21, o Shopping Flamboyant promoverá exposição de material e realização de atividades culturais.
A Comissão de Direitos Humanos também participa da Semana 21 com a realização de audiência pública sobre o tema, no dia 26, às 8h30, no Auditório Costa Lima. “Na audiência, serão discutidos os avanços da ciência sobre o tema e, principalmente, a inclusão do portador da Síndrome de Down na sociedade. O preconceito e a exclusão são piores do que a síndrome”, afirmou o presidente da Comissão, Mauro Rubem (PT).
A Semana 21 foi idealizado pela fonoaudióloga Alessandra Costa Campos, mãe de um portador da Síndrome, que buscou a parceria da Comissão de Direitos Humanos, e do Centro de Cultura e Intercâmbio da Casa (CCI) para sua realização. Participam, ainda, do evento a Associação Down de Goiás, a Associação Pestalozzi, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais e a Universidade Católica de Goiás, por meio do Projeto Alfa-Down.