Ícone alego digital Ícone alego digital

Petista defende emancipação de distritos com mais de 10 mil habitantes

08 de Abril de 2009 às 15:55

“O que temos que garantir é que aqueles distritos que passuam pelo menos 10 mil habitantes tenham condição de ter uma emancipação mais urgente”. A afirmação é do presidente da Comissão de Organização de Municípios da Assembleia Legislativa, deputado Luis Cesar Bueno (PT), que reconhece os esforços das Assembleias Legislativas, especialmente da Unale (União Nacional das Assembleias Legislativas) nesse sentido. “Isso acho que é possível”, frisou.

Luis Cesar Bueno afirmou que Goiás tem um quantitativo muito grande de municípios que não têm nem 5 mil habitantes. “E cada vez que cria um novo município, você reduz a receita do município que já existe, porque o bolo é um só e ele tem que ser dividido com as prefeituras. Então o Governo federal trouxe para si a capacidade de criar e emancipar novos municípios; ao fazer isso, ele tirou as prerrogativas constitucionais das Assembleias Legislativas e dos Estados para criar novos municípios”, frisou.

Assim, explica, está proibida a criação de novos municípios por parte dos estados. O deputado diz ainda que não vê disposição dos prefeitos das grandes cidades que têm uma base parlamentar grande no Congresso Nacional de ceder a essa pressão.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.