Pilha de livros
Segundo o deputado petebista, o projeto foi inspirado em experiência bem sucedida desenvolvida em Portugal, a partir de sugestão de professores de Biologia de Goiás. Ao todo, serão premiadas 50 escolas, que receberão 100 livros cada. O recolhimento e reciclagem das pilhas e baterias coletadas ficarão sob responsabilidade de organizações não governamentais ou empresas privadas.
O descarte inadequado de pilhas, assinala Marlúcio Pereira em sua justificativa do projeto, é um dos principais problemas da gestão de resíduos sólidos do País. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), são utilizadas 1,2 bilhões de pilhas e 400 milhões de baterias por ano no Brasil. Assim como acontece no restante do mundo, 99% desse material vai parar no lixo.
As pilhas e baterias contém metais pesados como chumbo, mercúrio e cádmio. Quando depositados em lixões comuns, esses produtos contaminam o lençol freático, podendo causar doenças como câncer, distúrbios do sistema nervoso e problemas renais.