Anabolizantes
O caso de três jovens de 16 anos que entraram em coma por uso de produtos veterinários, divulgado recentemente na imprensa, vem corroborar a importância da campanha que a deputada Adriete Elias (PMDB) realiza, para alertar a população, principalmente os jovens, sobre os riscos do uso indiscriminado de anabolizantes, na busca de aumentar a massa muscular.
A parlamentar peemedebista já promoveu várias reuniões com lideranças que atuam nessa área, para buscar soluções para essa questão. Adriete Elias já definiu as diretrizes da campanha que promoverá por todo o Estado de Goiás, objetivando conscientizar os jovens dos riscos que causam a utilização inadequada de anabolizantes, sobretudo produtos veterinários, para cultuar o corpo.
A deputada já fez divulgação, na Assembleia Legislativa, de cartazes com fotos alusivas aos danos causados pela utilização desses produtos anabolizantes. Agora, vai distribuir esse material por locais estratégicos por todas as regiões de Goiás, inclusive com palestras em escolas. A deputada adiantou que está praticamente certo que essa campanha se iniciará por Caiapônia, que será a primeira cidade do interior a receber palestrantes nas escolas e o material específico desse trabalho. Frisou que também estão sendo conscientizados os profissionais que trabalham com vendas nessa área.
Com denunciar
Adriete lembra que são vários os problemas de saúde gerados pela utilização inadequada dos anabolizantes. Dentre os perigos, estão os distúrbios cardiovasculares, a impotência, alteração irreversível da voz, calvície precoce, aumento da próstata, infertilidade, náusea e vômitos, acne severa e edemas.
“É muito triste ver jovens morrendo de forma irresponsável, devido à facilidade da comercialização dos produtos. Hoje é possível adquirir anabolizantes em camelódromos, na internet, contrabandeados de várias formas”, ressaltou a deputada, acrescentando que os jovens precisam estar cientes dos riscos que correm ao utilizarem produtos dessa natureza. As denúncias poderão ser feitas pelo telefone 150. “É preciso que todos os órgãos se unam e que tenha uma fiscalização punitiva para os que não obedecerem a lei”, enfatizou.
Apoio
Apóiam oficialmente a campanha as seguintes entidades: Superintendência de Vigilância Sanitária, Conselho Regional de Educação Física, Conselho Regional de Farmácia, Associação Nacional dos Farmacêuticos Magistrais, Conselho Regional de Veterinária, Conselho Regional de Medicina e Procuradoria da Assembleia Legislativa. Os representantes destas e de outras entidades que se integrarem à campanha vão receber carteiras de identificação.