Ícone alego digital Ícone alego digital

Título de cidadão goiano a José Serra pode ser aprovado nesta quinta, 23

23 de Abril de 2009 às 10:08

Deve ser apreciado nesta quinta-feira, 23, na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), projeto de autoria do deputado Daniel Goulart (PSDB) que concede o título honorífico de cidadão goiano ao governador de São Paulo, José Serra (PSDB).

Paulista, filho de imigrantes italianos, José Serra, a exemplo de muitos políticos brasileiros, deu inicio à sua carreira política no meio estudantil, quando, aos 18 anos, elegeu-se presidente da União Estadual de Estudantes (UEE)e da União Nacional de Estudantes (UNE).

Com o golpe Militar de 1964, Serra se exilou no Chile, onde fez o curso de Economia. Em 1974, nos EUA, fez mestrado em Ciências Econômicas. Em seu retorno ao País, tornou-se professor da Universidade de Campinas (Unicamp) e, a partir de então, a carreira política teve início na Secretaria de Economia e Planejamento do Estado de São Paulo.

Em 1986 se elegeu deputado federal, reelegendo-se, quatro anos depois, para um segundo mandato alcançando a maior votação individual para a Câmara. Como deputado Constituinte, em 86, José Serra teve 60% de suas proposições aprovadas, entre elas, a Lei do Seguro-Desemprego, tendo sido ainda, relator da Comissão que reformulou o Sistema Tributário.

 

Em 1994, José Serra elegeu-se Senador da República, mandato que não assumiu em vista do convite que recebeu para exercer o cargo de Ministro do Planejamento no Governo de Fernando Henrique Cardoso. Assumiu, após este período, o Ministério da Saúde, onde se destacou pelo combate a Aids, regulamentando e implementando os medicamentos genéricos.

Governador

Elegeu-se em 2004, prefeito de São Paulo, licenciando-se para concorrer ao Governo de São Paulo, onde foi eleito em primeiro turno e com grande maioria de votos.

O projeto de concessão do título de cidadania recebeu parecer favorável por parte de seu relator, o deputado Marlúcio Pereira (PTB), e está na pauta de votação da reunião da Comissão nesta quinta-feira.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.