Gripe suína
A Organização Mundial da Saúde (OMS) elevou o nível de alerta de risco de pandemia provocado por um surto da gripe suína, que já provocou a morte de mais de 150 pessoas, entre casos confirmados e suspeitos. “A humanidade está sob ameaça de uma pandemia”, declarou a diretora-geral da OMS, Margareth Chan. No Brasil, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, manifesta preocupação com a possibilidade da doença chegar ao País, chegando a dizer que é "inevitável" que isso aconteça.
O deputado e médico Jardel Sebba (PSDB) afirma que não há riscos em ingerir carne suína brasileira, “carne do Brasil não tem problema”, para afastar as dúvidas existentes sobre o consumo da carne de porco. Ele acredita que a maior precaução e necessidade de fiscalização é quanto aos portos e aeroportos para evitar uma possível chegada do vírus, causando a pandemia. Quanto aos dois casos suspeitos de gripe suína em Goiás, é necessário aguardar confirmação de infecção.
"O alerta é geral. Aconselho que todos fiquem atentos aos sintomas como febre, dores no corpo, dores de cabeça intensa, indisposição, coriza, irritação nos olhos e narinas, dores de garganta e tosse seca, dores musculares e nas articulações”, diz Jardel Sebba.
O deputado lembra que a pessoa que apresentar esses sintomas deve estar associada a alguns fatores como viagem aos países afetados, contato com pessoas que estiveram nesses países, ainda que não estejam gripadas. Os suspeitos podem procurar o Hospital de Doenças Tropicais (HDT) e Hospital Materno-Infantil.