Audiência discute participação das mulheres na segurança pública
A Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Legislação Participativa da Assembleia, presidida pelo deputado Mauro Rubem (PT), apoiou durante toda a manhã desta quarta-feira, 20, no Auditório Costa Lima, a audiência “Segurança Pública: Mulher, você é responsável”. O encontro foi promovido pelo Centro de Valorização da Mulher (Cevam).
Além do deputado Mauro Rubem, representante da Assembleia no evento, participaram da audiência a presidenta do Cevam, Maria das Dores Dolly Soares; a secretária estadual de Políticas para Mulheres e Promoção da Igualdade Racial (Semira), Denise Carvalho; a presidenta do Conselho Estadual da Mulher, Eline Jonas; a superintendente de Proteção aos Direitos do Consumidor, Letícia Franco de Araújo; a professora Dalva Maria Borges Souza, representando a Universidade Federal de Goiás; a integrante da Assessoria da Mulher da Prefeitura de Goiânia, Andréia Oliveira da Silva, e o promotor Saulo Bezerra.
Mauro Rubem abriu o evento destacando a importância da participação das mulheres no debate da segurança pública. “Em nome da Assembleia Legislativa, abro esta conferência, enfatizando a necessidade de combater as amplas desigualdades sociais, as distorções de comportamento, o tráfico de mulheres e todos os problemas que afligem a mulher no País”, destacou.
O deputado também ressaltou que a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia está atenta a esta discussão. Por fim, sinalizou a importância das mulheres se inscreverem na 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública, que será realizada de 27 a 30 de agosto, em Brasília.
Presidenta do Cevam, Maria das Dores Dolly Soares destacou que o objetivo da audiência é formular subsídios para a participação das mulheres nas conferências estadual e nacional. “Apontemos novas perspectivas para prevenir e combater a violência contra as mulheres”, ressaltou. Dolly afirmou que a instituição está formulando um documentário para apresentar no encontro em Brasília. Ela salientou a necessidade de “tirar a Lei Maria da Penha do papel” e amparar melhor as vítimas da violência doméstica.
Secretária estadual de Política para as Mulheres, Denise Carvalho elogiou a iniciativa do Cevam e destacou as políticas públicas que estão sendo implementadas pelo Governo estadual nessa perspectiva. A secretária ressaltou a ampliação do número de delegacias de defesa da mulher em todo o Estado e a implantação dos centros de atendimento às mulheres em Goiás.
Por fim, foram feitas as considerações dos presentes, focando a participação na 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública.