Ícone alego digital Ícone alego digital

Secretário de Diadema mostra como o município conseguiu superar a violência

20 de Abril de 2010 às 17:14

O secretário de Defesa Social do município de Diadema-SP, José Francisco Alves, ministrou palestra sobre o Plano de Segurança Pública implantado naquele município. O encontro, que teve início às 14 horas desta terça-feira, 20, acontece no Auditório Costa Lima e faz parte do 1º Seminário dos Guardas Civis Municipais do Estado de Goiás.

Na ocasião, José Francisco demonstrou que as taxas de homicídios caíram drasticamente na cidade paulista em um período de apenas dez anos, a partir da criação da Coordenadoria de Segurança de Diadema.

"De 1999 a 2009, o município registrou uma importante redução no índice de homicícios, que passou de 111 assassinatos por 100 mil habitantes para 14 por 100 mil. Isto só foi possível graças à implantação de diversos programas e, principalmente, à criação da Secretaria Municipal de Defesa Social", explicou o palestrante.

José Francisco acrescentou que a urbanização de áreas favelizadas, a ampliação do efetivo policial e o envolvimento crescente da sociedade civil na resolução de conflitos foram decisivos para a diminuição da criminalidade local.

"Em 2001, a recém-inaugurada Secretaria criou o Observatório Municipal de Violência, órgão responsável pelo levantamento dos casos de violência em Diadema. Com base nessas informações, elaboramos um Mapa da Violência do município, que permitiu a criação de ações de prevenção e combate mais efetivos", disse.

Segurança

O secretário também informou os presentes sobre a criação de planos quadrienais de segurança pública, referentes aos períodos 2001-2004, 2005-2008 e 2009-2012. Ele explicou que o plano atualmente vigente tem como objetivo criar programas voltados especialmente à prevenção da violência. "Estamos elaborando uma cartilha que será distribuída à população, onde elencamos vários tipos de medidas preventivas contra a violência", acrescentou.

Diadema também ganhou com a Lei de Fechamento de Bares, que tornou obrigatório o fechamento de estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas, após as 23 horas. "Com a implantação da lei, houve uma redução de 43,75% do número de casos de ferimentos por armas de fogo, de 80,03% de casos de violência contra mulheres e de 89% dos acidentes de trânsito. A medida contou com a aprovação de 96% da população", computou José Francisco.

O palestrante também apontou outras medidas adotadas em Diadema, como a Campanha do Desarmamento de 2004, a seleção de mediadores de conflitos na comunidade e a criação da Central de Videomonitoramento, no mesmo ano, ambos em 2006. Em 2009, foi criado o programa "Mulheres da Paz", que propõe a adoção de medidas de conciliação social.

O secretário de Segurança finalizou a exposição chamando a atenção para a importância dos investimentos do Governo Federal no setor. " Nos últimos dez anos, todas as políticas de Segurança Pública implantadas em Diadema tiveram auxílio de recursos do Pronasci, programa do Governo Federal. Isso demonstra que o apoio do Governo aos municípios é fundamental, principalmente no que se refere ao orçamento da Segurança", concluiu.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.